21.9 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralJaicós

Lei da Cadeirinha tem novas regras em 2025; veja o que muda e evite multas

Foto: iStrock

Em 2025, a Lei da Cadeirinha, estabelecida pela Resolução nº 277 do Contran e pela Lei nº 14.071/2021, passa a contar com novas regras para o transporte de crianças em veículos. O objetivo principal da lei é garantir maior segurança infantil durante os trajetos, com alterações específicas nas regras para o uso de dispositivos de segurança, como cadeirinhas, assentos de elevação e bebê-conforto.

O que muda em 2025?

A partir de 2025, a Lei da Cadeirinha estabelece que crianças de até 10 anos e 1,45 metro de altura devem viajar sempre no banco traseiro do veículo, salvo se o carro não tiver banco traseiro. Nesse caso, o airbag do passageiro deve ser desabilitado.

Além disso, a lei especifica os tipos de dispositivos de segurança que devem ser usados de acordo com a idade e a altura da criança:

  • Menores de 1 ano: bebê-conforto
  • De 1 a 4 anos: cadeirinha
  • De 4 a 10 anos e até 1,45m de altura: assento de elevação com cinto de segurança, sempre no banco traseiro

Essas alterações visam tornar as regras mais claras e eficazes, principalmente em relação à altura da criança, em vez de priorizar o peso, como ocorria nas versões anteriores da lei.

Multas

Caso a Lei da Cadeirinha não seja cumprida, a infração é considerada gravíssima, com uma multa de R$ 293,47 e o aumento de 7 pontos na CNH do motorista. Se o motorista tiver histórico de infrações ou reincidências, o valor da multa pode subir para até R$ 880,41.

A Importância do uso da cadeirinha

Popularmente conhecida como “cadeirinha”, o dispositivo de segurança para crianças é crucial para proteger os pequenos em caso de colisões ou frenagens bruscas. Ele evita que a criança seja projetada para frente ou para os lados, protegendo especialmente áreas sensíveis como a cabeça, pescoço e coluna vertebral, que são extremamente vulneráveis durante um acidente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o uso correto da cadeirinha pode reduzir o risco de morte de crianças em acidentes de trânsito em até 71%.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais