O município de Lagoa do Barro do Piauí, distante 495 km de Teresina, está com 83,63% da sua população vacinada com as duas doses contra a Covid. É a cidade do Piauí com o maior índice das duas doses aplicadas. Há mais de um mês, desde o dia 27 de setembro deste ano, o município não registra casos confirmados da doença.
Segundo dados do painel da Covid-19, do Governo do Piauí, o município possui uma população de 4.655 pessoas. Com a primeira dose, 4.560 pessoas foram vacinadas, ou seja, 97,96%. Já com a segunda dose, já são 3.823 pessoas vacinadas, totalizando 83,63% da população. Outras 123 já receberam a dose de reforço.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/F/aRwCIZSjiwmNx8uxozJw/12334.jpg)
Vacinação nos municípios do Piauí — Foto: Reprodução/Sesapi
O secretário municipal de Saúde de Lagoa do Barro do Piauí, Marquino Rocha, informou que o sucesso na vacinação aconteceu após uma estratégia adotada no município.
“Colocamos três equipes exclusivas para a vacinação e um coordenador que adotou uma estratégia. A vacinação acontece apenas nos dias de quarta-feira, mas diferente de outros municípios, nós tivemos uma preocupação em fechar a vacinação em uma faixa etária, ou seja, só seguir para a próxima etapa, quando a vacinação estava completa em uma faixa de idade”, explicou.
O município já aplicou 8.576 doses e está vacinando adolescentes de 16 anos com a primeira dose, aplicando a segunda dose com base na data de vacinação e aplicando a dose de reforço para idosos e imunossuprimidos que completaram seis meses desde a segunda vacinação.
Desde o início da pandemia, Lagoa do Barro do Piauí já registrou 2.097 casos confirmados de Covid-19 e 8 mortes.
Vacina traz resultados
O secretário explicou que a vacinação está trazendo resultados positivos para o município, que não está passando por restrições sanitárias, como tem acontecido com alguns municípios como Bela Vista do Piauí, Curralinhos, Bocaina e Simplício Mendes.
“Com a vacinação avançada, a ciência está mostrando que ela dá sim resultado. Estamos nesse momento em uma situação confortável, a população está atendendo bem, e temos uma equipe de vigilância sanitária que faz uma campanha efetiva”, destacou.
Desde o dia 27 de setembro deste ano que o município não registra um caso confirmado.
“Já faz quase um mês e meio que não temos casos, atualmente temos dois casos suspeitos de pessoas com sintomas gripais. Aqui, assim que a pessoa apresenta sintomas gripais, nós imediatamente colocamos em isolamento e depois é feito o teste, e ultimamente o resultado tem dado negativo para Covid. Temos feito isso e estamos conseguindo controlar a doença”, destacou.
Fonte: G1-PI