35 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Lagoa do Barro do Piauí imuniza 83% da população aplicando doses uma vez por semana; sem casos desde setembro

Lagoa do Barro do Piauí - Foto Marquino Rocha!

O município de Lagoa do Barro do Piauí, distante 495 km de Teresina, está com 83,63% da sua população vacinada com as duas doses contra a Covid. É a cidade do Piauí com o maior índice das duas doses aplicadas. Há mais de um mês, desde o dia 27 de setembro deste ano, o município não registra casos confirmados da doença.

Segundo dados do painel da Covid-19, do Governo do Piauí, o município possui uma população de 4.655 pessoas. Com a primeira dose, 4.560 pessoas foram vacinadas, ou seja, 97,96%. Já com a segunda dose, já são 3.823 pessoas vacinadas, totalizando 83,63% da população. Outras 123 já receberam a dose de reforço.

Vacinação nos municípios do Piauí — Foto: Reprodução/Sesapi

Vacinação nos municípios do Piauí — Foto: Reprodução/Sesapi

O secretário municipal de Saúde de Lagoa do Barro do Piauí, Marquino Rocha, informou que o sucesso na vacinação aconteceu após uma estratégia adotada no município.

“Colocamos três equipes exclusivas para a vacinação e um coordenador que adotou uma estratégia. A vacinação acontece apenas nos dias de quarta-feira, mas diferente de outros municípios, nós tivemos uma preocupação em fechar a vacinação em uma faixa etária, ou seja, só seguir para a próxima etapa, quando a vacinação estava completa em uma faixa de idade”, explicou.

O município já aplicou 8.576 doses e está vacinando adolescentes de 16 anos com a primeira dose, aplicando a segunda dose com base na data de vacinação e aplicando a dose de reforço para idosos e imunossuprimidos que completaram seis meses desde a segunda vacinação.

Desde o início da pandemia, Lagoa do Barro do Piauí já registrou 2.097 casos confirmados de Covid-19 e 8 mortes.

Vacina traz resultados

O secretário explicou que a vacinação está trazendo resultados positivos para o município, que não está passando por restrições sanitárias, como tem acontecido com alguns municípios como Bela Vista do Piauí, Curralinhos, Bocaina e Simplício Mendes.

“Com a vacinação avançada, a ciência está mostrando que ela dá sim resultado. Estamos nesse momento em uma situação confortável, a população está atendendo bem, e temos uma equipe de vigilância sanitária que faz uma campanha efetiva”, destacou.

Desde o dia 27 de setembro deste ano que o município não registra um caso confirmado.

“Já faz quase um mês e meio que não temos casos, atualmente temos dois casos suspeitos de pessoas com sintomas gripais. Aqui, assim que a pessoa apresenta sintomas gripais, nós imediatamente colocamos em isolamento e depois é feito o teste, e ultimamente o resultado tem dado negativo para Covid. Temos feito isso e estamos conseguindo controlar a doença”, destacou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais