30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de junho de 2025
Cidades em Foco
Campinas do PiauíDestaqueGeralPolítica

Justica Eleitoral multa candidatos a vereadores de Campinas do Piauí por propaganda antecipada nas redes sociais

Em decisão tomada neste domingo (25), o juiz da 90ª Zona Eleitoral de Simplício Mendes, Luiz de Moura Correia, deferiu sentença de multa contra os candidatos Jordileia Celestina da Silva Santana, Evandro Patrick de Jesus Leal e Lindalva da Cruz Matos pelo crime de propaganda eleitoral antecipada.

Os três representados foram sentenciados em multa de R $ 5.000,00. A representação Eleitoral foi feita pela coligação “Compromisso e Trabalho”, formada pelos partidos PSD e Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV).

Os representados expuseram, no dia 14 de agosto, foto com número de cada um em suas redes sociais, o que configura propaganda eleitoral extemporânea. Eles alegaram que o ato não configurou pedido de voto, o que não foi o entendimento do juiz que declarou que ao postar o número dos candidatos de forma antecipada, automaticamente se promove o candidato “a perante a opinião pública e seu eleitorado, com pedido explícito de votos, no período de pré-campamha, para o fim de lograr êxito nas eleições municipais”.
A multa está prevista no art. 36, §3º, da Lei 9.504/9, e do art. 28, § 5º, da Resolução nº 23.610/2019 do TSE.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais