35.7 C
Jacobina do Piauí
18 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJaicósMunicípios

JAICÓS: Criança de 6 anos, prima de Laiara, também está com câncer e precisa de ajuda

á pouco mais de uma semana, a cidade de Jaicós se comoveu com a notícia da morte precoce da pequena Laiara da Silva Vieira, uma criança de apenas 4 anos que morreu vítima de câncer. Uma campanha iniciada nas redes sociais despertou a solidariedade de dezenas de pessoas, que ajudaram a humilde família a cuidar da menina que lutava pela vida.

 

Agora, a família revive o mesmo drama, desta vez, envolvendo Aqueny Silva Rocha, de 6 anos, que é prima de Laiara e a filha mais nova de Maria Lúcia da Silva Pereira Rocha, moradora da localidade Tiririca, comunidade situada na zona rural, a poucos quilômetros da cidade de Jaicós.

 

Aqueny Silva Rocha Pereira

A menina sofre com leucemia, um tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea. O tratamento contra a doença já foi iniciado, no Hospital São Marcos, em Teresina. Aqueny precisa a realizar o transplante de medula óssea, que segundo a mãe, só poderá ser feito após o tratamento com medicamentos através de sessões de quimioterapia.

 

Maria Lúcia informou, por telefone, que Aqueny já realizou a primeira sessão e não reagiu, provocando lesões na boca, garganta, inchaço e febre. Para se alimentar, a criança teve que ser sondada. “A médica disse que a segunda sessão está marcada para amanhã [quinta-feira] e que era pra gente decidir se vai fazer ou não, por causa do risco. […] Vou entregar nas mãos de Deus”, disse a mãe, confirmando que vai continuar o tratamento.

 

Além da luta contra a doença, a família enfrenta dificuldade para se manter em Teresina, a única cidade do Piauí onde pode ser feito o tratamento, distante 366 km de Jaicós. Desde que a Prefeitura Municipal de Jaicós fechou a casa de apoio que hospedava pacientes do município que realizavam tratamento de saúde na capital, a família teve que se hospedar em uma pensão particular, onde a diária mínima custa R$ 25.

 

“Eu ganho um salário por mês pra sustentar três filhos, e agora, tenho que dividir para pagar a pensão aqui em Teresina”, disse a mãe de Aqueny, que perdeu o esposo há cerca de dois anos.

 

Pessoas solidárias que puderem ajudar a família poderão fazer doações através da Conta Poupança 15.757-0, Agência 2203-9, no Banco do Brasil. A titular da conta é Rosimária da Silva Pereira, tia de Aqueny.

 

Mais informações, entre contato por telefone com  Maria Lúcia – mãe de Aqueny – pelo telefone (89) 9931 – 1835.

Entre nesta causa!

 

 

 

Fonte: Cidadesnanet

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais