22.2 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralOeiras

Integração de cadeias produtivas potencializa agricultura familiar em Oeiras

A oferta de assistência técnica, o apoio à organização e qualificação da produção, comercialização e a facilitação do acesso ao mercado consumidor estão entre as ações permanentes realizadas pela Prefeitura de Oeiras para revitalizar e fortalecer as cadeias produtivas no meio rural, aproveitando todo o potencial que as atividades e os produtores possuem no município.

No último sábado, 23, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sebrae, promoveu um Dia de Campo na localidade Talhada São Luís, que possibilitou a integração de três cadeias produtivas fundamentais para o desenvolvimento rural do município – apicultura, horticultura/olericultura e ovinocaprinocultura.

“É um momento muito importante para o setor primário do nosso município, que vem para torná-lo cada vez mais forte e potencializado”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

O encontro reuniu mais de 250 pessoas – entre produtores rurais de diversas regiões de Oeiras e de outros municípios, estudantes do IFPI e das escolas municipais – que participaram de atividades sobre as cadeias produtivas estimuladas através do AgroNordeste, programa desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sebrae.

O objetivo é fortalecer e diversificar a produção rural, oferecendo assistência técnica e mecanismos para que os criadores e agricultores familiares oeirenses tornem-se empreendedores rurais, com boa produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. “O propósito final deste evento é a integração, a troca de experiências, de informações, que são muito importantes no dia a dia do pequeno produtor”, pontua o prefeito José Raimundo.

O evento contou, ainda, com a participação de vereadores, secretários municipais, agentes de desenvolvimento agrícola, professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e do Banco do Nordeste.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais