33.4 C
Jacobina do Piauí
26 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Incentivo ao agronegócio e à agricultura familiar são focos para desenvolver economia do Piauí, afirma Rafael Fonteles

Rafael Fonteles / Foto: Gabriel Paulino

O Governo do Estado tem agido para dotar de infraestrutura as regiões do interior do Piauí com vocação para o agronegócio como forma de atrair mais investidores e, assim, ampliar a geração de emprego e renda. Por outro lado, também tem investido em capacitação, organização social e garantindo o insumo necessário para que os agricultores familiares possam competir com os grandes produtores. Segundo o governador Rafael Fonteles, quando o governo atua nessas duas vertentes consegue atender a uma vocação natural do Piauí para a agricultura.

O grupo Tomazini iniciou, em Uruçuí, a construção do seu complexo industrial para a instalação de um moderno frigorífico com capacidade para abater cerca de 500 mil aves por dia, além da geração de aproximadamente 20 mil empregos diretos e indiretos. “A agroindústria tem o aspecto importante de gerar uma cadeia produtiva, todos se beneficiando, inclusive o setor de comércio. Esse modelo junto com a agricultura familiar coexistindo de maneira harmônica, gerando emprego e agregando valor para a produção do Piauí é o que acreditamos que vai desenvolver a economia do estado, tornando essas regiões cada vez menos dependentes do poder público”, explicou.

O complexo está sendo erguido com um investimento estimado em R$ 2,5 bilhões, em uma área de 100 hectares. A previsão é que o empreendimento seja concluído em até três anos.

O Governo do Estado está investindo na pavimentação de rodovias e contribuindo com a infraestrutura necessária para que esse e outros grupos possam ter condições de se instalarem no estado.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Na outra ponta, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) desenvolve estratégias de fomento à organização das comunidades produtivas, garante insumos e assistência técnica para que elas possam plantar e criar seus animais, e ainda fomenta a participação em eventos de exposição e venda dos produtos, permitindo que as comunidades desenvolvam seu potencial. Além disso, o governo efetua a compra de itens da agricultura familiar para destinar a instituições sociais, escolas e outras iniciativas, ampliando a geração de renda das famílias.

“A agropecuária é uma vocação do Piauí e não só no sul do estado. Procuramos atuar em duas vertentes: a agroindústria, com a implementação de infraestrutura e atração de investimentos, e ajudando a agricultura familiar a se profissionalizar mais, para que o pequeno consiga competir com o grande, com a estruturação de cooperativas”, finaliza.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais