23.4 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Governo homenageia 41 pessoas com o Mérito Renascença em Oeiras

O governador Wellington Dias realizou a entrega de medalhas e insígnias a 41 homenageados pelo Mérito da Ordem Renascença, nesta terça-feira (24), nas comemorações dos 194 anos da adesão do município de Oeiras à Independência do Brasil, no Cine Teatro de Oeiras.

A solenidade cívico-militar reconheceu pessoas notáveis que contribuem para o desenvolvimento do Estado e buscam melhores condições para a sua gente. Sendo 10 agraciadas com o Grau Cavaleiro, 20 oficial, 10 comendador e 01 com o grau Grande Oficial.

O procurador geral de justiça do Estado do Piauí, Cleandro Alves de Moura, recebeu o mais alto grau. “O sentimento que inspira neste momento é o amor que tenho pelo Piaui e constatar que há reciprocidade. Gratidão, admiração e reconhecimento são sustentáculos da boa convivência. O nosso estado é um prodigioso berço de talentos e as 41 personalidades são a prova disso, assim como celebramos a memória de todos aqueles que lutaram pela independência”, ressaltou o agora Grande Oficial da Ordem do Mérito Renascença.

O prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, disse que o momento é de celebrar a história e a liderança na tomada de atitude, ressaltando a importância da história para o planejamento do futuro. “Precisamos nos espelhar nessa pessoas para trilhar o. Nosso caminho”, disse.

Na oportunidade, Wellington Dias agradeceu a cidade de Oeiras por abraçar este evento e disse que um dos quesitos que mais o incomodava em 2002 era a baixa estima dos piauienses. Mas que é perceptível o processo de mudança.” Em 2002 uma pesquisa revelou que 46 %  da população tinha vergonha de ser piauiense. Em 2016 uma nova pesquisa revelou que aproximadamente 89% da população  têm orgulho de ser piauiense. Essas coisas têm a haver com momento como esse de ver os valores e as conquistas e reconhecer a atitude da  nossa gente”, disse .

Dias revelou que o conselho da ordem do Mérito Renascença tem um grande desafio em escolher as pessoas que recebem a honraria, pois são inúmeros aqueles que contribuem de forma positiva pelo crescimento do Estado”, afirma.

“Esté é o melhor momento do planeta , no entanto, é um momento do crescimento da intolerância . Vivemos um período em que cresceu a dificuldade de olhar o próximo. Além de investimento em obras precisamos também olhar e investir nas pessoas”, comenta o chefe do executivo.

Nestes dois dias em que a sede do poder executivo estava provisoriamente funcionando na primeira capital, muitos foram os investimentos e autorização de recursos em diversas áreas e o governador ressaltou que a sua intenção é morar em um estado desenvolvido e este Estado é o PIaui. “Para isso que estamos trabalhado cuidando do social e da economia”, ressalta.

Na oportunidade, Dias destacou que o Piauí  hoje é o quarto maior produtor de energia éolica e o terceiro em energia solar e que a tendência é que nos próximos anos com os investimentos programados ultrapassem essa marca e lembrou ainda de diversos programas desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida e a renda dos piauienses.

 

 

 

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais