24.8 C
Jacobina do Piauí
30 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Governo do Piauí lança campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Foto: Tony Winston/Agência Brasília Envelhecimento Idosos de menor renda têm piores indicadores de saúde e menos acesso a cuidados médicos, aponta estudo do IEPS Apesar da melhoria na qualidade de saúde reportada por idosos entre 1998 e 2019, o envelhecimento da população brasileira é um desafio para o País 25 de abril de 2023 atualizado em 3 de maio de 2024 Compartilhe

O Governo do Estado do Piauí lançou, esta semana, a campanha “Pessoas Idosas: Órfãs de Filhos Vivos”, voltada ao enfrentamento da violência contra a população idosa. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e integra as ações da campanha nacional Junho Violeta, que visa conscientizar a sociedade, municípios e instituições públicas e privadas sobre a importância da proteção aos direitos das pessoas idosas.

“A campanha busca sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de cuidar e respeitar as pessoas idosas, especialmente aquelas que sofrem abandono por parte de seus próprios filhos”, afirma a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso. Ela destaca que o enfrentamento à violência contra os idosos exige um esforço conjunto entre o poder público e a sociedade civil, com atenção especial durante o mês de junho, dedicado à causa.

O vídeo da campanha está sendo divulgado inicialmente nas redes sociais dos órgãos governamentais. A mensagem central é clara: o cuidado com os idosos deve ser responsabilidade de toda a família. O público-alvo da ação são as famílias piauienses, com o objetivo de disseminar informações, promover a conscientização e fortalecer a defesa dos direitos da pessoa idosa no estado.

“Esse trabalho de respeito e cuidado com os idosos precisa ser contínuo. Infelizmente, a realidade é preocupante: muitos casos de violência são cometidos por filhos e netos. As estatísticas mostram, inclusive, o aumento do número de suicídios entre a população idosa. É um cenário alarmante”, alerta Gilvana.

Denúncias de violência podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque 100.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais