25 C
Jacobina do Piauí
7 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Governo do Estado avança na expansão da malha aeroviária com entregas em todas as regiões do Piauí

Aeroporto Internacional de Parnaíba (Foto: Arquivo CCOM)

O Governo do Estado do Piauí vem intensificando a implantação e modernização da infraestrutura aeroviária com a inauguração de novos aeroportos e aeródromos em diversas regiões. A iniciativa integra a estratégia de ampliação da malha aérea estadual, com foco na integração territorial, fortalecimento da economia e ampliação do acesso à saúde, especialmente por meio do Samu Aéreo.

Desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles, já foram inaugurados os aeródromos de Piripiri, Valença, Cocal, Castelo do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Curimatá, Alvorada do Gurguéia, Canto do Buriti e Luzilândia; além dos aeroportos de Bom Jesus, Barra Grande, Picos, Oeiras e Uruçuí. Também já foi concluída a estrutura do aeródromo de Jaicós e realizada a reforma do Aeroporto Internacional de Parnaíba.

As próximas inaugurações previstas são os aeroportos de Barras e Paulistana, que já estão com obras finalizadas e em fase de ajustes operacionais. O objetivo do Governo do Estado é alcançar mais de 30 pistas asfaltadas sob coordenação pública, ampliando a conectividade entre municípios e garantindo agilidade no transporte de pacientes, cargas e passageiros.

Aeroporto de Uruçui (Foto: Arquivo CCOM)
Aeroporto de Uruçui (Foto: Arquivo CCOM)

Os investimentos fortalecem a presença do estado em regiões estratégicas e criam oportunidades para o desenvolvimento regional. A malha aeroviária é vista como eixo fundamental para a interiorização do crescimento, atração de investimentos e resposta rápida a emergências médicas com o SAMU aéreo. Com a expansão da rede, o Piauí avança na consolidação de uma infraestrutura de transporte moderna, eficiente e conectada com todas as regiões do estado.

Aeródromo de Jaicós (Foto: Arquivo CCOM)
Aeródromo de Jaicós (Foto: Arquivo CCOM)

Suporte vital por todo o Piauí

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aéreo do Piauí é uma unidade de suporte avançado que tem sido essencial no atendimento a pacientes em estado grave, especialmente em regiões mais distantes dos grandes centros de saúde. A aeronave é equipada com os mesmos recursos de uma UTI, como respirador e outros dispositivos fundamentais para reanimação, permitindo a estabilização de pacientes durante o transporte.

Em operação há mais de uma década, o serviço já salvou mais de mil vidas, realizando atendimentos como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e assistência a neonatos — bebês com menos de 30 dias de vida.

Samu Aéreo (Foto: Arquivo CCOM)
Samu Aéreo (Foto: Arquivo CCOM)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais