28.3 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2025
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíDestaqueGeral

Governo determina desapropriações em Bela Vista do Piauí para avanço da Transnordestina

Foto: Ferrovia Transnordestina/Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) declarou de utilidade pública uma área no município de Bela Vista do Piauí para viabilizar as obras da Ferrovia Transnordestina no estado.

A medida autoriza a Transnordestina Logística S.A. (TLSA) a realizar desapropriações no trecho entre o km 50+200 m e o km 50+230 m, destinado à implantação de um canteiro de suporte das obras do lote EMT05.

Com a autorização, a TLSA poderá iniciar o processo de desapropriação com caráter de urgência, o que permite a imissão na posse dos terrenos antes da conclusão da tramitação judicial. A empresa deverá seguir a legislação vigente, obter os licenciamentos ambientais e cumprir todas as exigências dos órgãos competentes.

Recentemente o governo federal assinou a ordem de serviço para o início da construção do lote 8 da Ferrovia Transnordestina, com investimento de R$ 1 bilhão. Esse valor está incluído no aditivo de R$ 3,6 bilhões provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE)

A Ferrovia Transnordestina é um projeto de infraestrutura ferroviária que ligará o interior do Piauí ao Porto de Suape (PE). No estado, o trecho da ferrovia tem potencial para facilitar o escoamento da produção de grãos, minérios e outros produtos, além de reduzir custos logísticos para empresas instaladas na região.

Com a conclusão da ferrovia, a expectativa é de ampliação das atividades industriais e logísticas no território piauiense, especialmente em áreas próximas ao traçado da linha férrea, contribuindo para a integração econômica do estado com outras regiões do Nordeste.

Por Tarcio Cruz / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais