32 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Governador inaugura Casa do Artesão para impulsionar divulgação e vendas do artesanato piauiense

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quinta-feira (3), a Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Criado pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), o espaço tem como objetivo promover o artesanato piauiense, integrar artesãos e fortalecer a identidade cultural do estado.

Para Rafael, o espaço servirá como uma oportunidade de avanço na comercialização do artesanato. “Nós temos aqui 34 permissionários e nossa ideia é criar mais essa oportunidade de comercialização. A grande preocupação do governo é que essa atividade do artesanato, da moda, da economia criativa em geral, gere cada vez mais renda para a população, o salto que o artesanato do Piauí precisa dar é o de maior apoio à comercialização, seja a arte santeira, a cerâmica da Serra da Capivara, a opala, tudo isso precisa ser potencializado por meio da comercialização”, falou Fonteles.

O local contará com três áreas estratégicas: uma loja fixa para comercialização, um ambiente para eventos e exposições e uma sala destinada a reuniões e capacitação dos artesãos. Inicialmente, a Casa do Artesão beneficiará diretamente 40 profissionais, com a meta de expandir esse número para mais de 100 até julho de 2025. Além disso, o projeto já está integrado a eventos de grande visibilidade, como a CasaCor Piauí, a Galeria Nômade e feiras nacionais de turismo, ampliando a presença do artesanato piauiense no mercado nacional e internacional.

De acordo com o secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, a iniciativa representa um avanço significativo para os artesãos piauienses. “Hoje é uma grande entrega aqui para os artesãos, principalmente porque vai dar visibilidade, valorizar o trabalho desses artesãos, levando a eles também, além dessa valorização, o reconhecimento nacional, pois por meio da plataforma ele poderá também vender as suas peças para outros estados e até mesmo levar a nossa cultura a todo o país”, destacou o gestor.

O artesão Josielton Sousa, que trabalha com arte santeira, vê o espaço como uma oportunidade de ampliar a visibilidade dos produtos e otimizar a logística de comercialização. “Esse espaço é importante porque nos dá a oportunidade de vender e expor nossos produtos aqui dentro do estado além de possibilitar estocar as peças para exibição em outros estados”, contou o escultor. Josielton está há 26 anos no ofício, atuando na produção de arte regional, como coqueiros, carnaúba e buriti, além da arte santeira.

O superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, destacou que a Casa do Artesão possibilita uma venda mais direta entre produtores e consumidores. “É muito bom quando o artesão tem chance de se desenvolver economicamente. Então, aqui ele pode de fato comercializar e é bom também para o cliente porque ele vai comprar direto de quem produz. Então, para a gente é muito importante dar chance para que os artesãos possam se desenvolver”, explicou o gestor.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais