27.2 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacional

Governador diz que plano “B” é acionar justiça para ter vacinação da Covid-19

Wellington Dias — Foto: CCOM

O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, afirmou nesta quarta-feira (9) que espera não ser obrigado a recorrer à justiça para garantir a vacinação dos piauienses contra a covid-19. Ontem, os governadores se reuniram com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e cobraram um plano nacional de imunização. Na ocasião, o ministro ressaltou que só no prazo de 60 dias a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve autorizar o primeiro imunizante.

“O Plano B, eu confesso que estou pedindo a Deus todo dia para a gente não precisar dele, pois ele é o plano do desconhecido. Sabe Deus o que vai acontecer”, disse o governador em entrevista à TV Cidade Verde.

Ainda ontem, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse ter ingressado no Supremo Tribunal Federal (STF) com um processo em que busca a liberação da aquisição de imunizantes aprovados por agências internacionais.

“O plano A é o plano Brasil. Nesse instante nós temos um inimigo comum. Quem é do lado do Bolsonaro, quem é oposição, quem quer ser candidato a presidente, quem não quer. Quem é do partido A ou do partido B. Temos um inimigo em comum, chama-se coronavírus e que está através da covid matando gente”, afirmou Wellington Dias.

O governador ressaltou que o Brasil sempre teve um plano nacional de imunização e que a vacina é única chance se evitar mortes e recuperar a economia.

“Não é razoável que o maior problema do país entre numa disputa política. Não tem sentido um país como o Brasil ter uma desorganização na área de vacina. Precisamos que o Brasil coordene o plano nacional de imunização bem como o programa estratégico. O Ministro disse que sim e com possibilidade de comprar todas as vacinas”, destacou o governador.

Segundo Wellington Dias, com a vacinação começando em janeiro, como já sinalizou o estado de São Paulo, boa parte da população do país já estaria imunizada até o início do segundo semestre.

“Temos a chance de começar em janeiro e em abril ou maio concluir a primeira etapa e abrir o segundo semestre com boa parte dos brasileiros vacinados”, afirma.

Profissionais de saúde que atuam diretamente com a covid-19 e os idosos estariam entre os primeiros grupos a receber a vacina.

“Estamos aí com uma fila gigante das outras doenças que nós suspendemos atendimentos, cirurgias, aguardando a covid-19. Como é que um negócio desses não é prioridade? Ontem amarramos bem com o ministro. Nós vamos sim ter saída e no Piauí terá vacina a partir de janeiro”, destaca.

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais