23.3 C
Jacobina do Piauí
29 de junho de 2025
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPolítica

Governador autoriza reajuste de 11% apenas para professor em sala de aula

O governador Wellington Dias decidiu nesta segunda-feira (29) que só dará os 5% de reajuste salarial para os professores – referente a primeira parcela dos 11,36% reinvindicados pela categoria, para quem estiver em sala de aula. O anuncio foi feito pelo secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva.

O objetivo, segundo o gestor, é não prejudicar o ano letivo em andamento e agilizar o funcionamento das escolas. A greve já dura 11 dias. “Essa primeira parcela será paga numa folha suplementar na próxima semana”, explica Franzé.

Segundo o governo, a primeira parcela de 5% seria retroativa a janeiro/2016. A segunda parcela, de 6,36%, seria paga em outubro/2016. Os servidores recusaram a proposta.

De acordo com determinação do governador, quem desistir da greve e retornar ao trabalho recebe o pagamento também em folha suplementar na semana subsequente ao retorno. Wellington Dias determinou também que seja encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí, em regime de urgência, projeto alterando a tabela operacional dos servidores da educação e todos os outros servidores estaduais.

Autorizou também implementar em março o Plano de Cargos dos Técnicos de Nível Médio e Superior, extensivo não só à educação como a todos os servidores do Estado. Metade do plano será implantado em março/2016 e a outra metade em janeiro/2017.

A ilegalidade da greve dos servidores da Educação já foi solicitada junto ao Tribunal de Justiça. Segundo o secretário Franzé, a partir de março, haverá desconto no contracheque dos servidores dos dias parados.

“Dos 27 Estados da federação, apenas dois estão em negociação com os professores-Rio Grande do Norte e Piauí. Os outros estão sem implementar negociação. E o único Estado em greve é o Piauí”, afirma Franzé.

A presidente do Sinte, Odeni de Jesus, disse que a proposta do sindicato é o pagamento em parcela única. “Queremos abrir os dados”, afirmou.

 

Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais