A Prefeitura de Bela Vista do Piauí, na gestão do prefeito Neto, promoveu, nesta quarta-feira (25), a I Conferência Municipal de Igualdade Racial da cidade. O evento marcou a história de construção de políticas públicas voltadas à equidade racial, justiça social e valorização da diversidade no município.
Na ocasião, foi estabelecido o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, convocando os participantes às práticas de ações resolutivas e comprometimento ético com os direitos humanos e reconhecimento das histórias, culturas e lutas das populações negras, quilombolas, indígenas e de outros grupos étnico-raciais.
O evento serviu, ainda, para reforçar a identidade quilombola de Bela Vista do Piauí, representada pelas comunidades quilombolas Amarra Negro e Lagoa das Carnaíbas. Os grupos estiveram presentes e fortalecendo o sentido da conferência como espaço de memória, resistência e protagonismo.
“A luta por igualdade racial exige memória, resistência e mobilização constante. Que esta conferência seja um marco de mudança e compromisso para o futuro da nossa cidade”, afirmou a comissão organizadora.
PROGRAMAÇÃO
Durante a agenda, estiveram presentes o prefeito de Bela Vista do Piauí, Neto, acompanhado da primeira-dama Eliane Tolentino, além do secretário municipal de Assistência Social e representantes políticos e sociais. A programação iniciou com apresentação cultural, seguido da leitura e votação do regimento interno.
A conferência magna, com o tema central da jornada, foi conduzida pela palestrante Assunção Aguiar, Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Estado do Piauí – SASC.
Na sequência, foram organizados os trabalhos em grupo, momento essencial para a elaboração de propostas que irão compor o documento final da conferência. Na plenária geral, foram compartilhados os resultados dos grupos, seguindo para a votação para priorizar as propostas que serão encaminhadas à etapa estadual. para compartilhar os resultados dos grupos.
O evento ainda foi marcado pela eleição dos delegados para a 5ª Conferência Estadual para representar o município. Os participantes receberam, por fim, certificados de participação.