34.2 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueFloresta do PiauíGeral

Gestão de Claudionor Urbano promove Sexta-feira Cultural para celebração de manifestações culturais de Floresta do Piauí

A Prefeitura de Floresta do Piauí promoveu, nesta sexta-feira (4), a “Sexta-feira Cultural de Floresta do Piauí”, na Praça do Mercado, para celebrar a cultura tradicional nordestina. O evento contou com apoio do Ministério da Cultura e da proposta da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, programa do Governo Federal.

Durante a programação, os presentes puderam prestigiar aboio de vaqueiros, reis, lezeira de Floresta, Forró Pé de Serra e bandas de forró do município, visando relembrar brincadeiras antigas. De acordo com o prefeito Claudionor Urbano, o objetivo do projeto é o resgate da cultura local.

“A ideia é resgatar a cultura, o que nossos antepassados viveram e queremos trazer para os jovens. Queremos que a cultura siga viva. Estou como gestor e, claro, vou incentivar. A nossa gestão é uma continuação da gestão de Milton Rodrigues, tentando aprimorar e melhorar onde puder para que Floresta continue se desenvolvendo”, declarou.

Com um público participativo, a agenda recebeu exposição de artesanatos e atividades para movimentar a economia da região. O prefeito agradeceu aos secretários envolvidos na organização, ao ex-prefeito Milton Rodrigues, assim como os vereadores e representantes estaduais e federais, como o governador Rafael Fonteles, o deputado estadual Nerinho, o deputado federal Castro Neto e o senador Marcelo Castro.

“Todos vão fazer Floresta crescer de forma acelerada. Essa é a ideia, pois o prefeito sozinho não conseguirá, mas se todo mundo abraçar a causa, Floresta vai crescer rapidamente”, finalizou.

O secretário de Cultura, Casemiro Barroso, frisou que, embora a cidade seja pequena em território e número de habitantes, o setor cultural tem ganhado ênfase ao longo dos últimos anos, fortalecendo a tradição do município. Para as próximas edições, o secretário planeja novas formas de crescimento e valorização.

“Floresta hoje se encontra de parabéns. É uma cidade que não é muito grande, mas está grande na questão da cultura. A nossa expectativa é crescer ainda mais o evento, porque o povo de Floresta merece. Nosso trabalho é esse”, afirmou.

ACADEMIA FLORESTENSE DE CULTURA POPULAR

Em 2021, na gestão de Milton Rodrigues, a Academia Florestense de Cultura Popular foi idealizada para a valorização da cultura do município, com objetivo de incluir Floresta do Piauí no mapa cultural do Brasil. Para isso, segundo o idealizador Eduardo Pontin, foram diplomados 20 mestres de cultura.

“Floresta é rica em cultura. Tem São Gonçalo, reisado, aboio, leseira, batuque, pé de serra. É uma fonte que não cessa. A partir da Academia, a cultura de Floresta foi sendo reconhecida”, enfatizou.

Atualmente, a cidade conta com três mestres reconhecidos como patrimônios vivos (Seu Adãozinho, Seu Gabiru e Chiquim Ferreira), além da lezeira estar em processo de se tornar Patrimônio Vivo do Piauí, manifestação popular que gerou um livro para que a cultura fosse repassada de geração em geração.

Retornando para o município na pandemia, Francisca Sousa atuou ao lado de Pontin para que a cultura da cidade recebesse visibilidade e valorização. A representante destacou a satisfação com o evento e a importância para que o trabalho atingisse os resultados esperados.

“Chegando aqui, encontramos tanta cultura. Muitas expressões culturais que não eram valorizadas. Fomos atrás dos mestres reconhecendo-os com o devido valor. É importante esse evento, porque tem a inclusão de manifestações culturais”, concluiu.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais