27.2 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPiauíPolítica

Fundeb: vereadores denunciam uso irregular de recursos em cidade do Piauí

Divulgação

Vereadores da cidade de Altos, distante a 41 km de Teresina, denunciam que a gestão administrativa do município esteja utilizando de forma irregular os recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. Os valores são creditados pela União para promover a realização de investimentos na educação básica, tendo como base o número de alunos conforme o censo escolar do ano anterior.

A denúncia foi formalizada pelos vereadores José Ernandes (PT), Regina Catarina (Cidadania) e José Wilson Martins (Cidadania). Segundo a comitiva de parlamentares, a Prefeitura de Altos não estaria utilizando de forma correta o fundo, segundo eles creditados desde 2022, no que diz respeito ao ensino de tempo integral nas escolas municipais.

Conforme os vereadores, a gestão da cidade, desde o início de sua gestão, no ano de 2021, anunciou o cadastro de alunos e escolas para o ensino em tempo integral. Entretanto, os vereadores afirmam que, somente agora, próximo ao término de seu mandato, começou a implementar o projeto.

O vereador José Ernandes argumenta que as escolas não dispõem da infraestrutura mínima necessária para manter o ensino em tempo integral, o que tem gerado um cenário de insatisfação entre a comunidade escolar e a população do município.

“Os alunos enfrentam condições precárias, estudando em instalações improvisadas, muitas vezes em pontos comerciais alugados, que não oferecem as condições básicas necessárias para o ensino integral. A falta de espaços adequados para descanso e higiene compromete o bem-estar e o aprendizado das crianças, causando um descontentamento generalizado entre a população. Em busca de uma solução, estamos recorrendo ao Ministério Público”, relata.

Diante dos registros, a comitiva de parlamentares protocolou uma denúncia formal na 1ª Promotoria de Justiça do município. O documento foi entregue ao Promotor de Justiça Mário Alexandre Costa Normando.

“O promotor assegurou que a denúncia será devidamente investigada e que medidas serão tomadas para responsabilizar os envolvidos e garantir a correta aplicação dos recursos públicos”, concluiu José Ernandes.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Altos para mais informações acerca dos fatos relatados pelos parlamentares. Entretanto, até fechamento desta matéria ainda não havíamos obtido retorno. O espaço aberto para maiores esclarecimentos.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais