27.2 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2025
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPaquetá do Piauí

Fundeb: prorrogado prazo de envio de dados em sistema nacional; confira

Sala de Aula - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que gestores possam enviar os dados das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (Vaar) no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec), com relação ao módulo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os dados agora podem ser enviados até o dia 15 de setembro. A decisão foi publicada na última semana no Diário Oficial da União.

Anteriormente previsto para o dia 31 de agosto, o envio de dados é necessário para que os recursos do Governo Federal, referente à complementação do Fundeb, sejam enviados a estados e municípios. A aplicação dos recursos tem o objetivo de auxiliar as redes de ensino de todo o Brasil no ano de 2025.

O envio dos dados auxilia no repasse de recursos da complementação – Vaar do Fundeb, para reconhecer os resultados das redes municipais e estaduais no cumprimento de condições de melhoria da gestão e no avanço em indicadores de atendimento e aprendizagem, com redução de desigualdades.

Segundo as informações, essas condicionalidades representam a primeira parte do processo de análise para atestar se uma rede está habilitada a receber o recurso. Além disso, elas fazem parte de um conjunto mais amplo de critérios relacionados a processos de gestão que visam impactar a qualidade educacional e reduzir as desigualdades. As redes devem atender a todas elas para passarem à segunda parte do processo de análise, no qual será verificada a ocorrência na melhoria dos indicadores.

Envio dos dados

Os gestores educacionais dos estados, do Distrito Federal e dos municípios devem preencher as informações pedidas pelo sistema e inserir os documentos relacionados ao atendimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), dispostas na Lei nº 14.113/2020. Para efetivar o registro, as redes devem identificar, no Simec, o módulo “Fundeb – Vaar – Condicionalidades”, consultar o Guia e preencher as informações das condicionalidades na aba “Registro”. O retorno sobre a avaliação dos documentos enviados priorizará a ordem de submissão das informações.

A complementação do Vaar é um mecanismo de indução e reconhecimento de resultados da redução de desigualdades educacionais entre diferentes grupos raciais e socioeconômicos.

Clique aqui para ter acesso ao Simec

Fundeb

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é composto por recursos provenientes de impostos e transferências constitucionais dos entes federados vinculados à educação, bem como da União, por meio das complementações Valor Aluno Ano (Vaaf), Valor Aluno Ano Total (Vaat) e Valor Aluno Ano Resultado (Vaar).

Fonte: Governo Federal.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais