23.1 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEntretenimentoGeral

Francis Lopes, futuro presidente da Fundac afirma: “Vou reconstruir a Cultura do nosso Piauí”

O novo secretário estadual de Cultura, que vai presidir a Fundac, Francis Lopes, disse que sabe das dificuldades financeiras da pasta, mas vai reconstruir o setor no Estado.

 

“É com o imenso orgulho que aceito o desafio de lutar pelo avanço da Cultura do meu Estado, sei que não será fácil, pois estamos recebendo a Fundac com muitas dificuldades, inclusive no concernente ao orçamento, pois nosso Estado, como já foi notoriamente divulgado, ultrapassou o limite do seu orçamento”, diz o cantor.

 

“Mas aceitar o desafio de reconstruir a Cultura do meu estado me dá fôlego para trabalhar no intuito de fomentar as diversas formas de expressões culturais, promovendo o desenvolvimento da cultura regional do Piauí”, afirma.

 

Ele quer melhorar o calendário anual da Fundac, com o Programa Mais Cultura, que através de projetos trará recursos para intensificar os festivais de cultura de vários municípios.

 

Ele cita a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior; atividades durante a Semana Santa de Teresina e de outros municípios do interior do Piauí; os Folguedos; festivais culturais em diversos municípios, como Pedro II com o Festival de Inverno, Oeiras, Bom Jesus e São João; além de promover programações natalinas e atrações culturais em Luís Correia e outros.

 

“Por um outro lado, ainda estou me inteirando da real situação da Fundac, para começarmos a agir, mas, nosso primeiro passo, será articular minha equipe de projetos para trazermos recursos do programa Mais Cultura , que representa o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto”, afirmou.

 

Na perspectiva de cooperação, articulação e integração, “procurarei estabelecer parceria com ministérios, bancos públicos, organismos internacionais e instituições da sociedade civil, além de assinar acordos com governos estaduais e municipais para a implementação das ações da Secretaria de Cultura do Estado”.

 

Francis Lopes assumirá a Fundac com o objetivo de implementar compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado pelo governador Wellington Dias, como a expansão de estruturas adequadas para atividades culturais em municípios piauienses e também do Programa Pontos de Cultura, do Governo Federal, democratizando o apoio financeiro e técnico aos grupos culturais.

 

 

Fonte: meionorte.com

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais