28.3 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueEntretenimentoGeralPiauí

Fotógrafo piauiense registra centro da Galáxia sobre cachoeira no Piauí

Foto: Cachoeira do Engenho Velho \ Foto: Eduardo Marchão (@fotografia.outdoor)

Desde os primórdios, as estrelas e os mistérios do universo fascinam a espécie humana. Porém, só recentemente tem sido possível capturar a beleza do cosmos em imagens, devido a evolução das câmeras digitais.

Com um olhar apurado, técnicas de astrofotografia e equipamentos especializados, hoje é possível realizar clicks memoráveis, fascinantes e incríveis do Universo. Esse é um dos trabalhos realizados pelo astrofotógrafo Eduardo Marchão.

O fotógrafo premiado tem 14 anos de experiência, sendo sete deles dedicados a Astrofotografia e compartilha nas suas redes sociais belíssimas fotos da natureza, paisagens icônicas, cachoeiras naturais e céu estrelado.

Recentemente, Eduardo Marchão compartilhou uma imagem inédita do centro da nossa galáxia sobre a Cachoeira do Engenho Velho, um dos mais belos cartões postais da região Nordeste e importante ponto turístico, localizado no município de Cocal da Estação, divisa entre Piauí e Ceará.

A foto se trata de uma imagem panorâmica da cachoeira em composição com o centro da Galáxia. O registro é considerado difícil de ser feito, pois depende de uma combinação de diversos fatores, astronômicos, naturais e climáticos. E só pode ser tirada em um específico período do ano.

“O arco central da Via Láctea só é visível durante alguns meses do ano, porém ele muda de posição a cada momento. Outros fatores são a orientação geográfica da cachoeira com relação ao centro da Via Láctea, a meteorologia, a estação do ano chuvosa e a ausência de poluição luminosa. Além disso, cachoeiras, como a do Engenho Velho são intermitentes e as condições climáticas e luminosas devem ser favoráveis”, explica.

De acordo com o fotógrafo Eduardo Marchão, uma das técnicas utilizadas para a captação da imagem foi a de longa exposição, que consiste em configurar o equipamento para capturar a luz durante grandes intervalos de tempo, conseguindo assim registrar com maior intensidade o brilho das estrelas.

É uma fotografia significativa pois se trata do primeiro registro que se tem notícia do centro da Via Láctea sobre uma cachoeira no Estado do Piauí. Para conferir, siga @fotografia.outdoor.

Da Redação  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais