A comunidade católica de Santo Inácio do Piauí encerrou, nesta segunda-feira (31), o festejo do padroeiro do município, Santo Inácio de Loyola. O evento encerrou com procissão pelas ruas da cidade e missa na igreja, com a participação dos munícipes e também de moradores de comunidades circunvizinhas.
Durante os últimos dez dias, centenas de fiéis participaram das missas e novenas do festejo deste ano que teve por tema “Santo Inácio de Loyola: vivamos a comunhão na missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho”, baseado no livro de Lucas, capítulo 24. A última missa foi presidida pelo Bispo Dom Edilson Nobre. Ele destacou a importância de seguir os passos de Santo Inácio de Loyola.
“É um momento marcante, pois é um evento que reúne o maior número de fiéis aqui da região da cidade de Santo Inácio. Nosso padroeiro tem um testemunho de fé muito bonito. Do jeito que ele viveu a comunhão dentro da igreja, colaborando para seu fortalecimento, é preciso que vivamos do mesmo jeito. Além disso, aqui não temos apenas os filhos da cidade, mas de outras comunidades circunvizinhas que compartilham do mesmo desejo”, declarou o bispo.
O padre Francisco Barbosa, pároco em Santo Inácio do Piauí, falou sobre viver a missão da comunhão, pensando mais no outro que em si.
“É um tema desafiador, pois manter-se na missão de viver a comunhão deve ser a vida da igreja, seu DNA. Mas é um desafio, pois é preciso pensar a vida para além do horizonte pessoal, do egoísmo, da fronteira do muro da própria casa. Além de ter atitude missionária, com ações e renovando esse compromisso com a missão. Tivemos uma participação muito boa dos fiéis. As pessoas vieram com desejo de rezar, atentas ao que estava sendo pregado a cada noite”, falou.
Participou da celebração o prefeito do município, Tario Mesquita. Para ele, o momento é de muita gratidão ao padroeiro que vem abençoando a cidade. “Estamos agradecendo pelo encerramento de nossos festejos. Ocorreu tudo bem, dentro do controle. Fechando com chave de ouro, encerramos com a procissão, abençoando toda a nossa cidade, nossos munícipes e os filhos que moram fora. Então estamos aqui para pedir bênçãos e agradecer a Santo Inácio de Loyola”, frisou.
Milton Rodrigues, prefeito de Floresta do Piauí, cidade vizinha a Santo Inácio, também esteve no município participando do encerramento do festejo. “Esse é um momento importante de muita fé e esperança para nossa região. Nós saímos daqui com a bateria renovada”, afirmou.
Confira as fotos!