A partir desse sábado (05), famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com consumo mensal de até 80 kWh passam a ter direito à gratuidade no consumo de energia elétrica em todo o país. A medida, que integra uma nova fase da Tarifa Social, já está em vigor e promete aliviar o orçamento de milhares de famílias vulneráveis.
No Piauí, mais de 580 mil famílias podem ser beneficiadas. Em Picos, cerca de 14 mil famílias já contam com o desconto na conta de luz. No entanto, outras 4.600 famílias da cidade, que também têm direito ao benefício, ainda não fizeram o cadastro ou atualização no sistema.

O desconto agora é de 100% sobre o consumo de até 80 kWh. Caso a família consuma mais do que esse limite, paga apenas a diferença. Por exemplo, se o consumo for de 120 kWh, a conta será referente apenas aos 40 kWh excedentes.
É importante destacar que o desconto vale apenas para o consumo de energia, ou seja, tributos como taxa de iluminação pública e impostos continuam sendo cobrados. A atualização do CadÚnico deve ser feita a cada dois anos, preferencialmente nos CRAS ou na prefeitura do município.
Têm direito ao benefício famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, idosos com 65 anos ou mais que recebem o BPC, pessoas com deficiência que utilizam equipamentos elétricos essenciais à vida, além de indígenas e quilombolas. A orientação é que os interessados procurem os órgãos responsáveis e verifiquem se estão aptos a receber o benefício.