24.7 C
Jacobina do Piauí
27 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralPolítica

Fábio Abreu se reúne com ministra e estações climatológicas do Piauí serão recuperadas

Foto: Ascom/Parlamentar

O deputado federal Fábio Abreu (PL) apresentou à ministra da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Tereza Cristina, o problema da inoperância de metade das estações climatológicas automáticas do Piauí. Das 30 existentes no Estado, 15 não estão funcionando. A audiência aconteceu de forma virtual e também contou com a participação do diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Miguel Ivan Lacerda.

A situação impede a geração de dados sobre chuvas, ventos, umidade, temperatura e pressão, afetando diversas áreas. “A agricultura é bastante prejudicada, além das Defesas Civis que precisam dessas informações tanto para atuar em casos de alagamentos como também em incêndios”, informou o parlamentar.

A reunião foi marcada após o pesquisador e professor da Universidade Estadual do Piauí,  Werton Costa, apresentar uma denúncia oficial ao deputado. “Esse problema se arrasta há anos e é resultado da falta de manuntenção em equipamentos, panes elétricas e outros fatores. Sem as informações reais, os computadores generalizam dados prejudicando também o sistema de previsão do tempo. Então, o problema vai mais longe porque teremos, por exemplo, previsões falhas de estiagem em regiões produtivas e isso afeta investimentos nas regiões”, detalhou.

A ministra Tereza Cristina afirmou já ter conhecimento da situação e disse que esse não é um problema isolado do Piauí, mas sugeriu um convênio entre Governo Federal e a  Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para solucionar a situação. “Após firmamos o convênio viabilizamos a forma de enviar os recursos para esse serviço de manutenção”, disse.

O diretor do Inmet, Miguel Lacerda, também anunciou o envio imediato de baterias para recuperar imediatamente o funcionamento de cinco estações. “Podemos capacitar profissionais da Uespi aqui no órgão para que eles realizem esse trabalho e em breve estaremos recuperando todas as estações”, acrescentou.

A partir de agora, o deputado Fábio Abreu e o professor Werton Costa, vão oficializar junto à Uespi a proposta de convênio. “Nós só temos a agradecer à ministra por nos atender e já nos apresentar uma solução para resolver a situação”, finalizou Fábio Abreu.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais