27.2 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoOeiras

Estudo investiga impactos financeiros da tuberculose no Piauí

Eduardo Gomes/FIOCRUZ

No Piauí, o Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), está realizando uma pesquisa que busca verificar os “custos catastróficos” que estão relacionados à tuberculose.

O estudo, que está sendo desenvolvido, busca avaliar a magnitude, a natureza e os principais fatores que contribuem para os gastos enfrentados por pessoas acometidas pela doença e seus familiares.

A parceria entre os dois órgãos faz parte do monitoramento global da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa ação está sendo realizada de forma simultânea entre os países que adotam a mesma metodologia, para a erradicação da doença. No Piauí, nesta primeira etapa, o estudo é realizado em Parnaíba e, em setembro, em Teresina.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que atinge principalmente os pulmões. É um problema de saúde pública em nível global. No Piauí, foram registrados 1.049 casos em 2022. Em 2023, houve um aumento, com 1.147 casos notificados. Já em 2024, até o momento (dados parciais até 30 de outubro), o estado contabiliza 1.074 casos.

Ivone Venâncio, supervisora do Programa de Tuberculose da Sesapi, destaca a importância do levantamento.

“O estudo visa atualizar os dados epidemiológicos para subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes. Os custos catastróficos incluem não apenas despesas médicas diretas, como transporte e alimentação, mas também perdas indiretas, como a renda não obtida durante o tratamento. Isso é especialmente grave entre pacientes com formas resistentes da doença”, ressalta

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais