33.8 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Estudantes piauienses são premiados na 10ª Expoceti, em Pernambuco, com projeto de IA voltado à Educação

Foto: Ascom Seduc
Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, destacaram-se na 10ª edição da Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti), realizada no final do mês de junho em São Lourenço da Mata (PE). Formada pelos alunos da 3ª série do ensino médio Davi Costa Andrade, Hernandes Sales Neves e Glauber Alexandre Alcântara, a equipe garantiu o credenciamento na categoria “Engenharias e Robótica” com o projeto “Mindz: o Criador de Mapas Mentais com Inteligência Artificial”.

A partir da apresentação técnica, os estudantes conquistaram a vaga para representar o Piauí na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontecerá em outubro em Novo Hamburgo (RS), com perspectivas de novas versões da ferramenta e integração com Robótica.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) custeou as despesas dos estudantes que participaram da exposição em Pernambuco, consolidando um ambiente escolar que valoriza a investigação e a criatividade.

Inteligência Artificial como diferencial pedagógico

A partir do ensino de Inteligência Artificial nas escolas de tempo integral, presente como disciplina na Rede Estadual do Piauí desde 2024, os estudantes potencializaram seus projetos para o desenvolvimento de soluções criativas voltadas ao cotidiano escolar.

O Mindz surgiu nesse contexto, aliado ao modelo de tempo integral, que amplia a jornada escolar e proporciona mais espaços para oficinas, laboratórios e formação técnica. A ferramenta, desenvolvida com apoio dos professores Rosiana Ibiapina e Nelson Lopes Ribeiro, ajuda estudantes e docentes a criarem mapas mentais com IA, organizando ideias e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

“Com as várias pesquisas que fizemos, chegamos à conclusão de que a IA pode auxiliar trazendo inúmeras vantagens dentro do ambiente escolar. O Mindz, criado por nós, é um exemplo disso: é uma ferramenta que ajuda os professores no planejamento das aulas e os alunos a aprenderem de forma mais prática, organizada e eficiente”, destacou o estudante Davi Andrade.

Trocas, aprendizados e novos horizontes

Durante a Expoceti, a equipe teve contato com diferentes experiências e feedbacks que ampliaram a visão sobre o próprio projeto e sobre os caminhos da Ciência e da Tecnologia. “Com os feedbacks da Feira, pensamos em aprimorar o Mindz com a criação de um sistema back-end para cada usuário e limitar excessos na geração de conteúdos. Queremos ir além da aplicação web e aprofundar a proposta no contexto da Ciência e Tecnologia”, revelou o estudante Hernandes Neves.

Além da apresentação técnica, a vivência na feira foi considerada uma experiência marcante pelos jovens. “O saldo foi gratificante. Ganhamos novos conhecimentos em Ciência e Tecnologia e experiências que vamos levar para a vida. Essa participação mostra que a escola pública pode, sim, estar no centro da inovação”, afirmou o estudante Glauber Alexandre Alcântara.

Sementes da Educação que transforma

O sucesso dos estudantes do Ceti Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, é reflexo direto da política de universalização do ensino em tempo integral, modelo que tem preparado os jovens para os desafios do presente e do futuro. “Essa conquista mostra o quanto a Educação Pública do Piauí está avançando. Estamos formando jovens criativos, engajados e preparados para transformar o mundo com a Ciência e a Tecnologia”, reforça o secretário da Seduc, Washington Bandeira.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais