20.6 C
Jacobina do Piauí
24 de junho de 2025
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacional

Energia solar: agricultores serão beneficiados com placas fotovoltaicas para sistemas de irrigação

Foto: Divulgação / Prefeitura de Valentim Gentil

O Governo Federal construiu uma parceria interministerial que visa impulsionar a agricultura familiar por meio da instalação de placas fotovoltaicas em sistemas de irrigação. A iniciativa busca atender regiões onde o acesso à energia elétrica é limitado ou precário, garantindo mais autonomia e sustentabilidade para pequenos produtores.

O projeto conta com a participação dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Minas e Energia (MME), Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Desenvolvimento Agrário (MDA), além do apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A parceria foi firmada no início deste mês e já está em fase de implementação no Rio Grande do Norte, com previsão de expansão para outras áreas prioritárias do Norte e Nordeste. 

Segundo as informações, a iniciativa interministerial será implementada por meio de duas frentes principais. Uma delas é a realização de projetos em parceria com os estados, com a instalação de poços para irrigação descentralizada, utilizando energia solar para beneficiar pequenos produtores rurais. A outra frente é a criação de polos de irrigação, focados na modernização da produção agrícola em regiões com escassez hídrica.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que a iniciativa foi discutida durante a reformulação do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e enfatizou a importância de reposicionar a Política Nacional de Irrigação.

“Ainda na reformulação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), eu defendi para o ministro Rui Costa (da Casa Civil) que a Política Nacional de Irrigação fosse retomada. Mas quando chegou na hora, a gente teve o eixo Água Para Todos, bem posicionado, mas ainda não estava madura a questão da irrigação. Nós só temos uma forma de resolver o desencontro do passado se reposicionarmos a política pública”, argumentou.

Além de proporcionar mais segurança hídrica para os agricultores, o uso da energia solar reduz os custos operacionais e contribui para a sustentabilidade ambiental. O programa deve impulsionar a produtividade da agricultura familiar, garantindo mais eficiência energética e menor impacto ambiental. 

Com informações do Governo Federal.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais