34.6 C
Jacobina do Piauí
7 de julho de 2025
Cidades em Foco
Betânia do PiauíCurral Novo do PiauíDestaqueGeral

Em risco de litígio, deputados do Piauí agem para evitar perda de terras para PE

Foto: Ascom DER

Temendo um cenário de litígio territorial entre o Piauí e Pernambuco, o deputado estadual Hélio Isaías (PT) encaminhou um requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio (MDB), para acionar a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco para firmar um acordo visando a definição dos limites entre os dois estados. O objetivo dos parlamentares piauienses é evitar que o estado perca territórios para o estado vizinho.

Hoje, a fronteira entre o Piauí e Pernambuco se estende por aproximadamente 292 km. Essa divisa territorial abrange áreas de cerrado e caatinga, com trechos ainda pouco definidos, o que tem motivado discussões recentes sobre os limites exatos entre os dois estados. Oito cidades estão localizadas na região fronteiriça: Paulistana, Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Queimada Nova, Acauã, Betânia do Piauí, Simões e Curral Novo.

A região se tornou um polo de produção de energias renováveis, e o deputado Hélio Isaías explica o contexto atual da divisão.

“Estamos tratando da questão dos municípios ligados às energias renováveis e do litígio com Pernambuco. Enviamos um requerimento à Assembleia de Pernambuco para que as comissões territoriais dos dois estados iniciem o debate sobre os limites, já que o Piauí também faz fronteira com aquele estado”, afirmou.

O parlamentar traçou um paralelo com o litígio com o Ceará e explicou o objetivo com a delimitação dos territórios.

“A situação com o Ceará, que já dura mais de um século, se complicou por envolver não só território, mas também pessoas, riquezas e outros fatores. Queremos evitar que o mesmo ocorra com Pernambuco. O Nordeste tem avançado nas energias solar e eólica, o que atrai investimentos e aumenta a arrecadação dos municípios. Por isso, é importante definir logo os limites entre os estados e evitar disputas futuras”, concluiu.

Litígio com o Ceará

O litígio entre Piauí e Ceará é uma disputa centenária por uma área de cerca de 3 mil km² na divisa dos dois estados. O conflito envolve 13 municípios piauienses e cearenses e começou ainda no período imperial, por divergências nos marcos territoriais estabelecidos à época. Ao longo dos anos, a questão foi judicializada e atualmente tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Piauí reivindica a reintegração de terras que, segundo o estado, foram ocupadas indevidamente pelo Ceará. O processo segue em análise, com estudos técnicos e perícias de georreferenciamento sendo realizados por determinação da Corte.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais