De 22 a 26 de agosto, trezentas e sessenta e duas mulheres foram submetidas ao exame mamografia de rastreamento. As mulheres de Lagoa do Barro já sabem que em agosto é o mês da mamografia aqui no município.
Um mamógrafo móvel credenciado ao SUS vem até ao município e realiza o exame durante uma semana e juntamente com a Prefeitura organizam toda a logística do serviço. O secretario municipal de saúde Marquino Rocha , lembra quando o mamógrafo era fixo e a adesão muito baixa.
“Antes para a realização do exame era preciso percorrer a distância de 200 km até a cidade de São Raimundo Nonato, hoje graças a essa unidade móvel de saúde, estando aqui bem próximo das residências, facilitou o acesso das nossas mulheres a esse serviço via SUS possibilitando um diagnóstico precoce”, destacou Rocha.
A importância da mamografia está tanto em sua finalidade diagnóstica quanto no rastreamento do câncer de mama. “Esforços nesse sentido precisam ser ampliados para outros territórios a fim de alavancar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde garantindo acesso à saúde pública de qualidade”, finalizou o secretário.