33.5 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Em disputa acirrada, Raimundo Júnior é eleito presidente da OAB/PI com 51,81% dos votos

Fotos: Ascom

O candidato Raimundo Júnior foi eleito presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seccional Piauí, na noite deste sábado (1º) com 51,81% dos votos.

A comissão eleitoral concluiu o resultado final por volta da meia noite. Raimundo Júnior (chapa 10) obteve 4.542 votos. O advogado Aurélio Lobão, da chapa 20, teve 3.858 votos, equivalente a 44,01%, ficando em segundo lugar.

O candidato Carlos Júnior ficou em terceiro lugar com 366 votos (4,18%).

Foi uma das eleições mais acirradas com disputa voto a voto. O candidato Raimundo Júnior, desde o início, liderou a apuração.

Durante a campanha, Raimundo Júnior reafirmou seu compromisso com uma advocacia mais forte e independente.

Entre as propostas apresentada pela sua chapa está a redução da morosidade dos processos, a isenção da primeira anuidade para os advogados recém-formados, a bolsa especialização e o aumento da transparência na gestão da OAB-PI.

Primeiro pronunciamento

“Eu queria agradecer a minha mãe, porque em 2021 foi ela quem segurou na mão de todos nós. Eu queria agradecer a todos os companheiros e companheiras de chapa, o qual faço em nome da nossa vice, Raylena Alencar. Eu queria agradecer a minha família, em nome da minha esposa. Ela foi uma guerreira nessa eleição. É um momento importante. Acho que temos que rever diversos conceitos dentro da nossa casa para retomar um caminho de representatividade e, principalmente, de respeito e inclusão. Precisamos de uma OAB mais humana, mais sensível e que seja resolutiva e efetiva em relação ao dia a dia da advocacia, mas esse é sobretudo um momento de união. É um momento de todos os advogados e advogadas estarem unidos em prol de um objetivo comum: que é melhorar a nossa advocacia”, afirmou Raimundo Júnior em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito da OAB Piauí para o triênio 2025/2027

Perfil 

Raimundo Júnior, natural de Guadalupe-PI, é advogado e palestrante com vasta experiência no Direito Eleitoral e Público. Reconhecido por sua trajetória independente na advocacia piauiense, Raimundo Júnior atuou como Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de exercer o cargo de Secretário Adjunto da Comissão Nacional de Direito Eleitoral no triênio 2020/2022, consolidando sua expertise na defesa e aprimoramento das práticas eleitorais no país.
Em 2021, movido pelo compromisso com o fortalecimento da classe e pela busca de uma gestão inclusiva e moderna, candidatou-se à presidência da OAB Piauí para o triênio 2022/2024. Agora, como candidato novamente para o triênio 2025/2027 pela chapa OAB da Esperança, Raimundo Júnior reafirma sua missão de fortalecer a OAB Piauí por meio de uma gestão moderna e comprometida em lutar pelos interesses da advocacia piauiense. Sua candidatura reflete o compromisso com uma advocacia plural e democrática.

A nova diretoria da OAB Piauí será composta por:

Presidente: Raimundo de Araújo da Silva Júnior OAB/PI 5061
Vice-Presidente: Raylena Vieira Alencar Soares OAB/PI 12673
Secretária-Geral: Noélia Castro de Sampaio OAB/PI 6964
Secretário-Geral Adjunto: Francisco Kleber Alves de Sousa OAB/PI 6914
Diretor-Tesoureiro: Rafael Neiva Nunes do Rego OAB/PI 5470

A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) será presidida por Isabella Nogueira Paranaguá de Carvalho Drummond OAB/PI 8675, com Pablo Enrique Almeida Alves como Vice-Presidente, Ravennya Muara Oliveira Silveira Moreira OAB/PI 10373 como Secretário-Geral, Fidelman Fao Florêncio Fontes OAB/PI 10962 como Secretário-Geral Adjunto, e Rômulo Silva Santos OAB/PI 10133 como Diretor-Tesoureiro.

Atualizada às 19h

A Comissão Eleitoral realiza na noite deste sábado (1º) a apuração dos votos da eleição para a presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seccional Piauí.

O advogado Raimundo Júnior, da chapa 10, OAB da Esperança, lidera na contagem dos votos. O advogado Aurélio Lobão, da chapa 20, OAB do Futuro, está em segundo lugar.

Três candidatos disputam a presidência da Ordem. Advogados Raimundo Júnior (chapa 10), Aurélio Lobão (chapa 20) e Carlos Júnior (Chapa 30).

Por volta das 22h15, a apuração teve uma pausa para a contagem dos votos em urnas de cédula. Alguns advogados não tiveram o nome registrado nas urnas por motivos diversos, como terem recebido a carteira essa semana, então esses advogados tiveram que votar na cédula.

O anúncio de votos por seção retornou por volta das 22h40 e cada divulgação é comemorado com gritos e aplausos pelos advogados que acompanham a apuração na sede da OAB.

O advogado Antônio Sarmento, que preside a Comissão Eleitoral das Eleições OAB Piauí, está na mesa acompanhando a apuração ao lado de Alisson Soares e Eleandra Silva Passos, que é membro da Comissão Eleitoral.

Os advogados Raimundo Júnior e Aurélio Lobão acompanham a apuração direto da sede da OAB.

Há atraso na divulgação do resultado e a OAB chegou a divulgar um comunicado.

Veja nota: 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que a lentidão na apuração das Eleições 2024, ocorrida neste sábado (30/11), foi em virtude da demora na finalização dos dados apurados nas urnas de lona e no interior do estado.

Toda a equipe diretora e administrativa da OAB está nesse momento trabalhando em sua totalidade para terminar a apuração dos votos e divulgar o resultado da eleição.

Foto: Nataniel Sousa

Atualização às 16h

Foto: Ascom OAB

Os candidatos à Presidência da OAB Piauí para o triênio 2025/2027 já registraram seus votos nas eleições deste sábado (30/11).

O candidato Carlos Júnior compareceu à sua seção por volta das 10h50. O segundo a votar foi o candidato Raimundo Júnior, que votou às 11h10. E o candidato Aurélio Lobão registrou seu voto às 11h30.

A votação teve início às 10h30 e ocorre de forma presencial, com urnas eletrônicas distribuídas em 20 Subseções da OAB no Estado e em Teresina, onde estão alocadas 22 urnas. Cerca de 11.204 Advogados e Advogadas estão aptos a participar do pleito, que se estende até às 18h30.

Os eleitores precisam apresentar um documento de identificação oficial com foto, e a participação é obrigatória, sob pena de multa em caso de ausência não justificada. A expectativa é de um alto comparecimento da classe advocatícia neste importante momento democrático.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais