20.9 C
Jacobina do Piauí
8 de julho de 2024
Cidades em Foco
Caridade do PiauíDestaqueGeral

Em audiência com prefeitos, Rafael Fonteles anuncia reforço policial nos 224 municípios do Piauí

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou o reforço no quantitativo de policiais militares para os 224 municípios do Piauí. O anúncio foi feito durante reunião com prefeitos na Associação Piauiense de Municípios (APPM) na manhã desta quinta-feira (18). A audiência contou com a presença do presidente da entidade, Toninho da Caridade (PSD) e teve como objetivo discutir um Regime de Colaboração nas áreas da Saúde, Educação, Segurança e Saneamento entre os gestores.

Segundo apurou o Cidadeverde.com, foi definido pelo governador que cada cidade tenha, no mínimo, oito policiais. O quantitativo terá origem dos 1,1 mil aprovados no concurso público feito para a PM que atualmente estão no curso de formação. A distribuição dos novos policiais vai acontecer em etapas definidas pela Secretaria de Segurança (SSP), que está fazendo um estudo para elencar as áreas prioritárias. A princípio, Teresina deve ser a primeira cidade a ser contemplada.

“Vamos comunicar aos prefeitos que todas as cidades do Piauí receberão novos policiais, robustecendo e aumentando à segurança e também queremos uma parceria para o instinto de identificação digital, queremos uma parceria para que todos os piauienses sejam recadastrados, conforme o modelo da Estônia. A ideia é que tenha o maior número de adesão de prefeitos municipais”, declarou.

Entre outros tópicos levados à reunião pelo governador estão propostas para os prefeitos para a cooperação em serviços de telesaúde, transporte escolar, o novo Marco do Saneamento e a desburocratização para a implantação de empresas, principalmente do setor digital.

A reunião também foi marcada pela presença do secretário de Governo Marcelo Noleto, Administração Washington Bonfim (PSB), Segurança Chico Lucas (PT), Saúde e Educação Antônio Luiz e Washington Bandeira.

Rafael Fonteles também destacou que é preciso ter clareza na separação entre a gestão administrativa e as disputas políticas. “Aqui não é uma questão política, não podemos misturar uma coisa com a outra, sob pena de prejudicar o povo. Aqui tem prefeitos que são é que não são dessa base. Temos que dialogar com todos, porque essa pauta da saúde, segurança”, frisou.

O prefeito Toninho de Caridade, presidente a APPM, pontuou sobre a importância deste diálogo direto entre o governador e os prefeitos. Para ele, a adesão à cooperação proposta será importante para os municípios.

“É um momento importante para os municípios. O governador quer mostrar a metodologia de trabalho para que a gente possa avançar junto. A adesão vai ficar a critério de cada gestor, não podemos afirmar que todos os gestores”, disse.

Fonte: Cidade Verde / Fotos: Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais