25 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
Geral

Eletrobras desencadeia super operação e constata grande número de “gatos” de energia elétrica

A Eletrobrás Piauí desencadeou uma super operação na cidade de Esperantina e constatou uma imensa quantidade de “gatos” de energia elétrica. Uma força tarefa composta de oito equipes está fazendo um verdadeiro pente fino em comércios, residências, clinicas, fábricas e demais consumidores. Os técnicos se dizem assustados com a quantidade de desvios encontrados por toda a cidade.

 

Furto de energia e fraude de medidores é crime

 

O furto de energia é crime para quem pratica e pode dar até 4 anos de prisão. É caracterizado quando a energia é ligada diretamente da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da Distribuidora de energia.

 

A fraude de medidor acontece quando os lacres da caixa de medição são rompidos para adulterar o consumo de energia, que passa a marcar menos do que o consumo normal. Ambos configuram crimes previstos no Código Penal: a fraude no artigo 171 (estelionato) e o furto no artigo 155. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores do período fraudado acrescidos de multa, conforme determina a legislação do setor elétrico.

 

 

 

Fonte:GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais