A Educação de Floresta do Piauí recebeu destaque, nesta semana, sendo o único município a conquistar o 1º lugar em duas categorias no I Seminário de Boas Práticas – PPAIC. O evento, envolvendo aspectos avaliativos da educação, foi realizado na cidade de Oeiras, em 13 de novembro, reunindo os municípios jurisdicionados pela 8ª Gerência Regional de Educação (8ª GRE).
A cidade de Floresta do Piauí foi contemplada com o 1º lugar na categoria Gestão Municipal da Educação – Prática Exitosa, apresentada pela secretária de Educação Albertina Araujo, bem como o 1º lugar na categoria Gestão Escolar, apresentada pela diretora Francisca Isabel (Titica).
O encontro apresentou o tema “Avaliar Para Ensinar”, sendo uma oportunidade de os municípios apresentarem uma prática exitosa de Educação Infantil, Alfabetização, gestão Escolar e gestão Municipal, compartilhando experiências. Dessa forma, foram escolhidas a melhor prática de cada categoria para ser apresentada e compartilhada no Seminário Estadual, o qual ocorrerá em Teresina, em dezembro.
A secretária de educação, Albertina Araujo, comentou sobre o momento gratificante pelo reconhecimento da banca examinadora e destacou os avanços da educação municipal. Ressaltando o trabalho coletivo desempenhado, a secretária enfatizou o apoio do prefeito Milton Rodrigues, que enxerga a pasta como prioridade e investe com recursos pedagógicos, formações e outras condições necessárias. Albertina ainda ressaltou que o momento foi essencial para a formação de novos conhecimentos.
“Felicíssima por minha prática vencedora e pela prática vencedora da diretora Titica. Isso significa que estamos no caminho certo. Feliz também e orgulhosa pelas práticas apresentadas pelas professoras de educação infantil e alfabetização, que apresentaram práticas de muito sucesso, compartilhando suas experiências e aprendendo junto aos demais. Nossa principal competição é com nós mesmos, onde queremos estar melhores do que fomos ontem e, amanhã, melhor do que estamos hoje. Saímos profissionalmente melhor do que chegamos, pois na bagagem de cada um, somou conhecimentos. A vitória é de todos nós que de mãos dadas trabalhamos com foco na melhoria dia após dia, sobre nós mesmos e sobre os resultados que podemos entregar”. Afirmou a secretária.
O município Floresta do Piauí foi representado ainda pela equipe municipal PPAIC, coordenadora Lucilene Lima, as formadoras Hilquirlândia e Maria da Conceição Cecê), professoras da educação infantil Maria José (Tatá) e Lucília, professora de alfabetização Erilene, a coordenadora pedagógica Luciana Oliveira, a supervisora da rede municipal de ensino, Maria Goretti e a coordenadora da educação infantil, Valdirene.