22.2 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNova Santa Rita

Do interior do Piauí para a Bolívia: jovens de Nova Santa Rita representam município em congresso na Bolívia

Jovens de Nova Santa do Piauí (Foto: Arquivo Pessoal)

Do povoado Tanque Novo, zona rural do município de Nova Santa Rita, os estudantes Marcus Vitório e Karllos Eduardo, acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Corrente, estão representando a cidade, Piauí e Brasil no não apenas sua cidade natal, mas também o estado do Piauí e o Brasil no XXIV Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo — “Unidos por la Salud del Suelo”, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

A participação dos jovens no evento é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e extensão, desenvolvido ainda nos blocos iniciais do curso, com orientação do professor Dr. Sammy Sidney Rocha Matias e apoio do grupo de estudos e extensão NUTRIAGROV. O congresso reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de toda a América Latina, promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre a saúde do solo e a sustentabilidade no campo.

Grupo de pesquisa NUTRIAGROV (Foto: Arquivo Pessoal)

A trajetória até esse momento foi marcada por muitos desafios e superações. Os dois estudantes, que percorreram mais de 3.000 quilômetros até o país vizinho, deixaram cedo suas famílias e enfrentaram as dificuldades da vida longe de casa para buscar oportunidades através da educação.

“A adaptação foi difícil no começo com a saudade da família, da minha cidade e do interior bate forte, mas com o tempo fui encontrando meu espaço e me dedicando às oportunidades acadêmicas e científicas que surgiram. Meus pais, com muito esforço, amor e apoio, sempre acreditaram em mim”, contou Marcus.

Uma história semelhante ocorreu com Karllos, que saiu de casa ainda na adolescência para seguir os sonhos nos estudos. “No começo foi difícil, porque a saudade da minha família, da minha cidade e do interior era grande, mas aos poucos fui me adaptando, conhecendo pessoas novas e me dedicando às oportunidades que foram surgindo na universidade, principalmente na parte de pesquisa e extensão”, relatou.

No evento, Marcus apresentou um trabalho científico voltado ao tema da conservação do solo e à sustentabilidade em áreas de pastagem. De acordo com o estudante, a oportunidade é um objetivo acadêmico de grande relevância.

“Estar aqui representando Nova Santa Rita é motivo de muito orgulho para mim. Levar o nome da minha cidade a um evento internacional mostra que, mesmo vindo do interior, com esforço, dedicação e apoio, podemos alcançar grandes sonhos”, completou.

Karllos, por outro lado, fez duas apresentações: uma em formato de pôster, comentando sobre o mapeamento do pH e fósforo em solo com textura média em área de pecuária, e outra apresentação oral sobre a distribuição da matéria orgânica do solo e carbono orgânico em área de pasto.

“Espero que minha participação possa inspirar outros jovens da nossa cidade a acreditarem nos seus sonhos, a não desistirem, mesmo quando parecer difícil. As oportunidades existem e, com esforço, elas chegam”, contribuiu.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais