A cidade de Picos sediou nesta sexta-feira (11) o primeiro dia do Diálogos pelo Piauí, projeto do Governo do Estado que reúne serviços gratuitos e iniciativas voltadas à cidadania ativa e ao fortalecimento das políticas públicas nos territórios. A programação segue até este sábado (12), com atividades em dois locais: no Complexo Esportivo da Cohab e no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde ocorrerão oficinas e plenária com o governador Rafael Fonteles.
A Secretaria da Administração (Sead) marcou presença por meio da Caravana da Cidadania, oferecendo ações voltadas ao bem-estar do servidor público, à regularização fundiária urbana e à capacitação da população. Entre os serviços oferecidos estão aferição de pressão, teste de glicemia, massagens e orientações sobre saúde, além de atendimentos do ProUrbe para moradores de áreas irregulares e informações sobre o aplicativo Gov.pi.



A Escola de Governo do Piauí também participa com o programa Liderança em Destaque, oferecendo os cursos “Capacitação para Concorrer a Editais Públicos” e “Técnicas de Comunicação Assertiva para Lideranças”, em parceria com a Secretaria de Relações Sociais (Seres).
Outro destaque da programação foi a Carretinha da Saúde, do Pacto pelas Crianças do Piauí, que ofereceu atendimentos especializados em oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia. A pequena Maria Vitória, foi uma das primeiras a chegar. Ela passou pelo atendimento com a dentista e aguardava pelo exame oftalmológico. A Carretinha já realizou mais de 16 mil atendimentos em 2024, garantindo acesso à saúde infantil em todo o estado.



Foto: Maria Vitória
Além disso, o Pacto promoveu oficinas de leitura e pintura, exposição do kit mobília creche e espaços informativos sobre programas como Criança Feliz, Cadastro Único e políticas de acolhimento familiar.
Entre os 15 órgãos presentes no evento, também estiveram o Instituto de Saneamento Básico do Piauí, que desenvolveu atividades educativas com crianças sobre compostagem e respeito ao meio ambiente, e o UOPA — Orçamento Participativo Digital Popular. O programa Piauí Oportunidade de Ensino e Emprego para Jovens também esteve presente, divulgando seu novo edital aberto para empresas interessadas em aderir à iniciativa.



A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou a distribuição de mudas nativas e frutíferas — como tamarindo, caju, goiaba, acerola e ipê-amarelo. Nesta sexta, a ação foi voltada ao público em geral. Já no sábado, o foco será atender municípios que sofreram com queimadas em áreas de reserva.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou a importância de iniciar a caravana pelo Vale do Guaribas. “Ele tem uma centralidade, uma importância grande para o estado do Piauí. É um dos nossos maiores municípios, que reúne muita riqueza e também desafios que o governo precisa endereçar. Por determinação do governador, estamos fazendo esse trabalho de escuta dos territórios. Começamos aqui e vamos até setembro, visitando todos os 12 territórios, a cada 15 dias, com essa caravana de serviços, escutando a população e encerrando com a presença do governador, discutindo e avaliando o que já foi feito e o que ainda precisa ser feito para essa metade final de gestão.”



Sobre a diversidade de serviços oferecidos, Bonfim reforçou:
“Estamos mostrando o que o estado dispõe para a população de todos os territórios. Aqui em Picos temos desde emissão de documentos, vacinação, financiamento pelo Badesp, ações do Pacto pelas Crianças, corte de cabelo, serviços ambientais, até uma exposição de artesanato promovida pela Universidade Estadual. É uma gama grande de ações para que a população do Vale do Guaribas possa usufruir daquilo que o governo tem a oferecer.”
De acordo com o secretário da Administração, Samuel Nascimento, a presença da Sead em Picos reafirma o compromisso com a escuta ativa e a proximidade com a população.



“O Diálogos pelo Piauí é uma oportunidade de estar perto das pessoas, ouvindo suas demandas e mostrando o que o Governo está fazendo para transformar realidades. A Sead vem com uma presença forte, levando cidadania, cuidado com o servidor e ferramentas de desenvolvimento para todos”, destacou.
O Diálogos pelo Piauí seguirá até setembro, passando por todos os 12 territórios de desenvolvimento do estado. As próximas edições ocorrerão em Piripiri, Floriano, Campo Maior, Uruçuí, Bom Jesus, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Oeiras, Paulistana, Valença e Teresina.





































