A cidade de Paulistana, no Território Chapada do Vale do Itaim, recebe, a partir desta quinta-feira (10), a 5ª edição do projeto Diálogos pelo Piauí, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov). Um dos destaques da programação é a realização de oficinas de capacitação que buscam fortalecer lideranças locais, ampliar o acesso a políticas públicas e promover a formação cidadã em todo o território.
Durante o turno da manhã, foram ofertadas cinco capacitações com temáticas voltadas à gestão pública, cidadania e desenvolvimento territorial. A oficina “Como concorrer a editais públicos”, ministrada pela Secretaria de Relações Sociais (Seres) e Secretaria da Administração (Sead), orientou lideranças comunitárias, sindicais e representantes de povos tradicionais sobre os caminhos para acessar recursos públicos.
Também pela manhã, a capacitação “Protocolo Ei, Mermã, Não se Cale!”, promovida pelas Secretarias da Segurança Pública (SSP) e das Mulheres (Sempi), tratou da prevenção à violência contra a mulher e foi voltada a conselhos tutelares, gestores da assistência social e secretarias municipais da mulher.
Já a oficina “Percepção de risco, monitoramento e alerta”, conduzida pela Defesa Civil do Estado, capacitou gestores municipais e lideranças comunitárias para atuarem em áreas de risco. De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, a proposta da oficina é fortalecer a consciência comunitária sobre riscos e capacitar lideranças locais e gestores municipais para atuarem de forma preventiva.

“Ela é direcionada para a liderança comunitária, o gestor municipal e o agente de Defesa Civil, ou seja, é uma capacitação global em que todas as pessoas podem ter acesso a esse conhecimento, a aprender como funciona um alerta, a aprender a monitorar um risco e como ser parceiro da Defesa Civil”, explicou.
Outras duas formações completaram o período matutino: “Multimrae”, promovida pela Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE) e Agência de Regulação dos Serviços Públicos (Agrespi), com foco na regionalização dos serviços de água e esgoto; e “Encerramento dos lixões e gestão de resíduos sólidos”, coordenada pelo Instituto de Saneamento Básico do Piauí (ISBPI), com orientações sobre práticas sustentáveis no manejo de resíduos.
Jacirene Sousa, conselheira tutelar de Jacobina do Piauí, participou da oficina de comunicação assertiva e ressaltou a importância da formação para o exercício da função. “Esses cursos são fundamentais para que possamos nos comunicar melhor e levar informações de qualidade à nossa população. Toda a equipe do conselho tutelar do nosso município está presente porque viemos buscar conhecimento e nos fortalecer como grupo de trabalho”, afirmou.

A presidente da Coovita (Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale do Itaim), Susana Coelho, também integrou as atividades, participando da formação sobre editais públicos. “A expectativa é entender melhor como acessar esses editais e aplicar esse conhecimento na cooperativa. Isso pode ajudar a melhorar a renda dos produtores e dar mais estrutura aos nossos projetos”, avaliou.

No período da tarde, serão realizadas mais duas oficinas. A Secretaria da Cultura (Secult) promove a formação “Captação de recursos culturais”, destinada a agentes culturais, fazedores de cultura e representantes das secretarias municipais da área. Paralelamente, a Seres e a Sead ofertam a oficina “Técnicas em comunicação assertiva”, voltada para lideranças comunitárias, sindicais e representantes de comunidades tradicionais.
Confira a programação completa do Diálogos pelo Piauí em Paulistana:
- Capacitações Setoriais
10/07 (quinta-feira)
Turno da manhã e da tarde
Campus do IFPI
Oficinas voltadas à qualificação de agentes públicos, lideranças comunitárias e profissionais locais.
- Feira de Serviços
11/07 (sexta-feira)
Das 8h às 17h
Praça Padre João Pedro
Atendimentos gratuitos à população com serviços de cidadania, saúde, orientação e capacitação.
- Oficinas Técnicas de Revisão do PPA 2024–2027
11/07 (sexta-feira)
Das 13h às 18h
Campus do IFPI
Debates técnicos sobre as prioridades do Território para os próximos anos.
- Plenária com o Governador Rafael Fonteles
12/07 (sábado)
10h30
Campus do IFPI
Apresentação das propostas debatidas e momento de escuta direta entre governo e população.
Credenciamento para a imprensa
Veículos de comunicação e assessores interessados na cobertura da plenária devem realizar o pré-cadastro pelo link: https://ecredenciamento.com.br/inscricao/dialogos-pelo-piaui/imprensa.
A entrega das credenciais será no sábado (12), a partir das 9h30, no Campus do IFPI. Para as demais atividades, não é necessário uso de credencial.