A suplente de deputada estadual, Vanessa Tapety, do MDB, deverá retornar à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) após o recesso parlamentar, com previsão de retorno dos trabalhos em agosto. O fato se dá em razão da confirmação do pedido de licença do titular da cadeira na Casa, deputado Georgiano Neto (MDB), que pediu afastamento de 120 dias, ou seja, quatro meses.
No documento, Georgiano Neto detalhou que o pedido de licença para afastamento se dá para tratar de assuntos particulares. Ele também protocolou uma licença para tratamento de saúde, no qual se iniciou nessa terça-feira (1º).
Conforme o regimento interno da Alepi e a Constituição do Estado Piauí, deputados estaduais poderão solicitar pedido de afastamento por vários motivos, entre eles para tratamento de saúde, missões oficiais e assuntos particulares. Diante disso, o suplente da agremiação fica autorizado a assumir a cadeira, a depender da natureza e duração do afastamento.
Desse modo, caberá agora à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa avaliar o pedido de licença de afastamento do deputado estadual, que poderá deliberar pela convocação, ou não, do próximo suplente para assumir as funções legislativas na Casa.
Vanessa Tapety na Alepi
A suplente, Vanessa Tapety, que conquistou 11.769 votos nas eleições de 2022, já assumiu em outra ocasião a cadeira de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí.
Em julho de 2024, ela assumiu a cadeira de parlamentar pela primeira vez desde o resultado das eleições de 2022.
Fonte: O Dia