34.1 C
Jacobina do Piauí
10 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Defesa Civil testa novo sistema de alertas e assusta população no Piauí; saiba como foi

Foto: cidadeverde.com

teste do novo sistema de alertas da Defesa Civil surpreendeu moradores de Teresina, Picos, Uruçuí, Esperantina e até de Timon (MA), na tarde deste sábado (14). O sinal sonoro, previsto para acontecer entre 12h e 15h, acabou sendo emitido apenas às 16h11, por conta de instabilidade no sistema nacional.

“Alerta extremo. Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência no Nordeste. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta.”, dizia a mensagem.

Mesmo com a divulgação prévia do teste, o disparo causou espanto. O som alto e inesperado levou muitos a pensarem se tratar de um risco real. Nas redes sociais, moradores relataram susto e confusão.

Apesar do atraso, o teste foi considerado bem-sucedido. Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, o envio em massa para seis estados simultaneamente foi decidido pelo Senado, com apoio da Anatel, diante da instabilidade. “Era uma operação de risco, mas deu certo”, avaliou .

O sistema será usado apenas em situações de risco extremo e não exige cadastro ou aplicativo, basta estar com o celular conectado às redes 4G ou 5G dentro da área de cobertura. O Piauí é um dos estados-piloto na fase de implantação.

Susto coletivo

A estudante Luísa Melo estava em um restaurante no shopping quando o alerta tocou. “Eu já sabia que o alerta da Defesa Civil seria enviado hoje, mas mesmo assim me assustei bastante. Estava no restaurante com meu namorado quando, de repente, todos os celulares no restaurante começaram a tocar ao mesmo tempo com aquele som alto e urgente. Foi impossível não me sobressaltar”, disse.

Mesmo com o susto, Luísa achou a medida importante e necessária.

“Apesar de saber que era apenas um teste, o som causa um efeito que nos faz pensar: e se não fosse um teste? E se, no futuro, esse som vier acompanhado de uma situação realmente grave? Isso assusta mais pelo que ele representa. Ainda assim, achei a medida extremamente importante e necessária. Acredito que esse tipo de sistema pode salvar vidas em situações reais de emergência. É um alerta que chega direto, sem depender de redes sociais ou televisão, e que pode fazer toda a diferença em momentos críticos”, concluiu.

Nas redes sociais, moradores compartilharam o momento em que o alerta tocou e o sentimento em comum: susto.

Foto: Reprodução / X

Foto: Reprodução / X

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais