A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) inaugurou, nesta terça-feira (13), a nova sede da instituição em Paulistana, com objetivo de atender a população com mais conforto e acessibilidade.
A cerimônia contou com a presença de defensoras e defensores públicos, representantes de órgãos e instituições parceiras, como o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção de Picos), além de autoridades municipais e população.
De acordo com a defensora pública, Priscila Poegere, os atendimentos eram realizados em uma sala no fórum da cidade, porém os serviços serão encaminhados para o novo espaço.
“Muito feliz com a inauguração da nossa sede para acolher todos os que necessitam. A Defensoria Pública é um pilar da justiça e estamos disponíveis a todos que necessitarem de uma assistência judiciária gratuita”, afirmou.
A nova estrutura conta com recepção ampla, gabinetes para defensoras e defensores públicos, sala para assessores e uma sala multiuso que será utilizada para reuniões. O juiz da comarca de Paulistana, Denis Deangelis, comentou sobre o ambiente.
“É um momento muito importante, porque agora terão um espaço confortável para serem atendidos dentro das suas demandas com toda a infraestrutura necessária”, pontuou.
A defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar, destacou o significado da estrutura para a região. “É uma estrutura melhor para proporcionar à população um atendimento mais humanizado, com melhor acolhimento e qualidade, tanto para a equipe da defensoria, quanto para as pessoas mais humanizadas”, disse.
O promotor de Justiça, Petrônio Henrique, frisou o sentimento de acompanhar a entrega de um prédio importante na cidade. “É um enorme prazer e uma honra prestigiar esse dia tão importante. A defensoria está com um prédio digno para prestar os seus serviços para a população. Desejo tudo de bom e estamos aqui para melhorar a cidade e a região”, reforçou.
O representante da OAB, Dr. Joays André, reconheceu o desenvolvimento do município. “Vejo essa inauguração como um crescimento para a nossa cidade, onde as pessoas que não têm condições financeiras podem ser assistidas de uma forma digna e justa. A defensoria vai poder assistir de uma maneira mais estruturada e humanizada”, finalizou.
Além da cidade, a nova sede atenderá os municípios de Acauã, Betânia do Piauí, Jacobina do Piauí e Queimada Nova. A DPE-PI de Paulistana está localizada na Rua Joaquim Macêdo, s/n, no Centro da cidade.