34.1 C
Jacobina do Piauí
10 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Decisão de Lula sobre vagas na Câmara preocupa bancada do Piauí

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizar a interlocutores que não irá sancionar o projeto de lei que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais, parlamentares do Piauí avaliaram, na manhã desta terça-feira (08), os impactos da decisão para o estado. Pelo texto, o Piauí deixaria de perder duas cadeiras na Câmara dos Deputados e, consequentemente, seis cadeiras na Assembleia Legislativa.

Na segunda-feira (07), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que acredita ser pouco provável que Lula sancione o projeto, aprovado pelo Congresso no último dia 25 de junho. Em entrevista ao programa Roda Viva, ele lembrou que o presidente tem até o dia 16 de julho para tomar uma decisão.

No Senado, o projeto foi aprovado com 41 votos favoráveis, o mínimo necessário, e 33 contrários. Na Câmara, o texto teve 361 votos favoráveis, 36 contrários e 30 abstenções.

Cabe agora ao presidente decidir se sanciona ou veta o projeto. Se não houver manifestação no prazo de 15 dias, ocorrerá a sanção tácita, e a promulgação será feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União). Se Lula vetar total ou parcialmente o texto, o Congresso poderá derrubar o veto e promulgar a lei.

O deputado Fábio Novo defendeu a manutenção da bancada federal do Piauí para evitar perdas financeiras.

“Ele não sancionando, o Congresso pode promulgar, o que acho a medida mais correta. Acredito que deve ter havido algum entendimento, porque o fato de não vetar encaminha para que a promulgação ocorra pelo Congresso. Com isso, devemos manter nossas vagas. Estamos falando de perder duas cadeiras de deputados federais, o que significa perder, ao longo de quatro anos, mais de dois bilhões de reais em investimentos destinados ao Estado e aos municípios”, disse.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais