34.9 C
Jacobina do Piauí
8 de julho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Corpo de Bombeiros resgata sete cachorros cobertos por piche de asfalto em Picos; Apapi pede ajuda

O Corpo de Bombeiros de Picos resgatou, na manhã desta quinta-feira (03), por volta das 11h30, uma cadela e seis filhotes que estavam cobertos por piche asfáltico. O caso aconteceu em um terreno ao lado do quartel do CB, no bairro Junco.

O Sargento Sousa Júnior, do CB, informou que a situação foi denunciada por crianças que viram os animais em situação de vulnerabilidade. Três filhotes já estariam mortos quando a guarnição chegou ao local.

“Segundo as crianças, os cachorros estariam presos ao piche, que é um material asfáltico. A gente foi ao local e constatamos a presença de vários filhotes fixos a esse material asfáltico. Ao todo eram nove filhotes. Infelizmente, três já estavam sem vida. Graças a Deus conseguimos fazer o resgate de seis filhotes que estavam impossibilitados de saírem do local porque estavam submersos nesse material asfáltico, imóveis e com dificuldades para respirar. Conseguimos fazer a retirada desses seis filhotes e iniciamos, aqui mesmo no quartel, o trabalho de limpeza deles com óleo vegetal”, detalhou ele.

O Sgt. Sousa Jr. informou ainda que a corporação entrou em contato com a pessoa responsável pela Associação de Proteção aos Animais de Picos – APAPI, e que ela deu continuidade aos cuidados dos filhotes e de sua mãe, enviando-os para um petshop.

“Simultaneamente, entramos em contato com a senhora Sanya, que é coordenadora da Apapi aqui de Picos, e ela entrou em contato com alguns setores privados do município e, consequentemente, providenciou os cuidados adequados quanto à limpeza dos filhotes. Graças a Deus a gente levou os cachorros a esse local apropriado e, graças à Apapi, os procedimentos de cuidados tiveram continuidade, tanto o processo de limpeza e, posteriormente, de adoção”, disse.

Uma senhora no bairro Parque de Exposição se voluntariou para ficar com os filhotes até que eles sejam adotados. O sargento do CB afirmou que não acredita que o caso tenha sido um crime premeditado.

“Pelo que percebemos, a cachorra procurou, em seu imaginário, um local seguro. A probabilidade disso ter sido um ato criminoso é mínima. É a primeira vez que atendemos por esse tipo de ocorrência aqui em Picos. A Apapi informou que já atendeu, mas com cachorro grande. Com filhote foi a primeira vez”, declarou.

Em sua página no instagram, a Apapi realizou uma postagem para que as pessoas se sensibilizem e adotem os filhotes de cachorrinhos, a fim de que eles vivam em segurança.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais