Durante a audiência pública realizada nesta terça-feira (10) na cidade de Picos, gestores municipais, representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Governo do Estado discutiram estratégias para eliminar os lixões a céu aberto no Piauí. O encontro reuniu prefeitos do Vale do Itaim e Vale do Guaribas, reforçando o compromisso regional com o fim dos lixões e a destinação adequada dos resíduos sólidos.
O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) e prefeito de Marcolândia, Corinto Matos, destacou os avanços que a entidade tem promovido junto aos municípios consorciados:

“É um tema sensível, no qual todos os municípios do Piauí têm esse desafio. Nós da AMVI já tínhamos um processo adiantado, com um plano de viabilidade econômica desde a gestão do ex-prefeito Jacobina. Com isso, conseguimos avançar bastante. Marcolândia, por exemplo, já encerrou o lixão e passou a destinar os resíduos de forma adequada em um aterro sanitário. Outros municípios também estão em processo avançado para cumprir essa meta.”




Corinto ressaltou que, além dos municípios da AMVI, cidades de outros territórios também se filiaram à associação para seguir o plano regional de destinação correta dos resíduos. A medida demonstra a força da articulação regional e o esforço coletivo para atender às exigências legais e ambientais.
Com a presença de autoridades como o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, a audiência marcou um momento estratégico de alinhamento entre diferentes esferas do poder público.

“Esta audiência é um momento estratégico para consolidar o compromisso regional com a gestão ambiental responsável e adequada dos resíduos. O Governo do Estado oferece apoio técnico e institucional para que os municípios possam cumprir a legislação ambiental vigente, convertendo um desafio histórico em oportunidade de desenvolvimento sustentável”, afirmou Araújo.
Já o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, destacou a importância da articulação entre os gestores municipais.

“O Projeto Zero Lixões representa um esforço coletivo, que exige comprometimento, planejamento e cooperação entre os entes. A APPM tem orientado os prefeitos sobre como acessar recursos e elaborar planos viáveis de gestão de resíduos. Sabemos que os desafios são grandes, mas é nossa responsabilidade construir soluções que garantam um meio ambiente mais saudável para todos”, declarou.
A audiência também anunciou que entre os dias 30 de junho, 1 e 2 de Julho, os prefeitos irão a Teresina para assinatura dos Acordos de Não Persecução Penal, medida articulada pelo Ministério Público, que visa formalizar o compromisso dos municípios com o encerramento dos lixões.