32 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralPolítica

Contas de Wilson Martins são aprovadas com ressalvas pelo TCE-PI

As contas do governador Wilson Martins (PSB), referente ao exercício de 2012, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), durante sessão extraordinária nesta segunda-feira (28). O relator foi o conselheiro Kennedy Barros Araújo, que se manifestou pela emissão de parecer prévio recomendando à Assembleia Legislativa a aprovação das contas de Governo.

O parecer seguiu o relatório do Ministério Público de Contas (MPC), que recomendou a aprovação das contas, embora apontando falhas na documentação fornecida pelo Governo do Estado. Essas falhas dizem respeito à inobservância de determinação legal quanto ao número de cargos comissionados e não aplicação de recursos previstos em lei nas áreas de desenvolvimento da pesquisa cientifica e tecnológica, entre outras.

Segundo o relatório do MPC, as falhas foram sanadas ou não tiveram potencial para provocar a rejeição das contas, merecendo, no entanto, recomendação para a adoção de providências pelo Estado para correção. Por outro lado, o relatório aponta aplicação de percentuais acima do que manda a lei em áreas essenciais, como saúde e educação. Em saúde, foram aplicados 13,15%, acima do limite constitucional de 12% das receitas de impostos e dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Na educação, por sua vez, foram aplicados 25,92% das receitas estaduais, acima do mínimo de 25% determinado em lei. Em seu parecer, o conselheiro-relator Kennedy Barros também votou pela comunicação ao atual governador do Estado para que adote as recomendações contidas no parecer do MPC, a fim de que as falhas detectadas sejam corrigidas, e também pela remessa de cópias dos autos à Assembleia Legislativa.

 

 

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais