A Prefeitura de Caridade do Piauí, juntamente com os conselhos, convocou a população para a Conferência Municipal Integrada de Assistência Social com os Direitos da Pessoa Idosa, assim como a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O momento iniciou nesta quarta-feira (5).
No primeiro dia, a solenidade de abertura foi seguida pelo pronunciamento de algumas das autoridades, além da apresentação das ações do Projeto Mais Social Caridade do Piauí, leitura do regimento interno do CMAS e CMI e a apresentação de um breve diagnóstico municipal.
O secretário de Assistência Social, Valdey Silva, ressaltou a importância do momento para a construção de uma pasta cada vez mais concentrada nas demandas do povo.
“As conferências são marcos importantes na construção do desenvolvimento, implementação e funcionamento das políticas públicas. A partir do ouvir a população e da intersetorialidade com a sociedade civil, que a gente vai construir a gestão de quatro anos”, declarou.
O SUAS completou 20 anos e, com a marca, traz a expectativa de atingir as metas propostas. O representante agradeceu o apoio do prefeito Clei Carvalho. “Isso muito nos alegra e traz para nós a vontade de lutar para a construção e solidificação desse sistema”, completou.
O segundo dia iniciou com a Conferência Magna: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos
e Participação”, painel de apresentação e discussão dos eixos temáticos da conferência, organização dos grupos de trabalho para análise de cara eixo e elaboração de propostas de deliberação.
A plenária final da manhã acontece com a aprovação das propostas do município, acompanhado da eleição de delegados para a Conferência Estadual Democrática dos Direitos da Pessoa Idosa e encerramento dos trabalhos da conferência, recebimento das avaliações escritas e entrega de certificados.
Durante a tarde, ocorrerá a conferência magna “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O restante da programação seguiu a agenda da manhã.