34.2 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Começa o vazio sanitário da soja no Piauí para combater a ferrugem asiática

Teve início no dia 1º de julho o período de vazio sanitário da soja na Região III do Piauí, que corresponde ao sul do Estado. A medida, que se estende até o dia 29 de setembro, tem como objetivo combater a Ferrugem Asiática, considerada uma das doenças mais severas que atacam a cultura da soja.

“O vazio sanitário consiste em um período contínuo, de 90 dias, no qual é proibido plantar e manter plantas vivas de soja, em qualquer fase de desenvolvimento. A estratégia é fundamental para interromper o ciclo de sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença, reduzindo a quantidade de esporos no ambiente e retardando o aparecimento precoce da ferrugem na safra seguinte. Isso permite diminuir o uso de fungicidas e preservar a eficiência desses produtos no manejo da cultura”, explica o gerente de Defesa Vegetal da Adapi, Ozael David.

No Piauí, o calendário de vazio sanitário é dividido em três regiões (norte, centro e sul), conforme definido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Portaria Nº 1.271, de 30 de abril de 2025, que estabelece os períodos em todo o Brasil.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), vinculada à Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), já está em campo realizando fiscalizações para garantir o cumprimento da norma. As equipes visitam propriedades, verificam a existência de plantas vivas e, caso encontrem, notificam os responsáveis para que realizem a destruição das plantas, evitando a presença de fontes de inóculo para a próxima safra.

“O vazio sanitário é uma estratégia indispensável para proteger a produção de soja no Estado. Nossos fiscais estão atuando em todas as regiões para garantir que o calendário seja respeitado, reduzindo prejuízos aos produtores e a necessidade de uso excessivo de agrotóxicos”, destaca Ozael.

A Ferrugem Asiática pode ocorrer em qualquer fase de desenvolvimento da soja e, em situações epidêmicas, pode causar perdas de 10% a 90% da produção, o que reforça a importância das ações preventivas e da fiscalização rigorosa durante o vazio sanitário.

Confira os períodos de vazio sanitário para a cultura da soja no Piauí:

  • Região I: 1º de setembro a 30 de novembro
  • Região II: 1º de agosto a 30 de outubro
  • Região III: 1º de julho a 29 de setembro

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais