22.1 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Comando da PM abre investigação contra policial suspeito de comercializar armas no Piauí

Coronel Lindomar Castilho - Foto: Yala Sena

O comandante da Polícia Militar do Piauí, o coronel Lindomar Castilho, determinou a abertura de uma investigação contra o cabo Cleiton Alves Landim que é suspeito de comercializar armas na região de São Raimundo Nonato.

Lindomar Castilho determinou a instauração de um Conselho de Disciplina, por meio da portaria de nº 6, que foi publicada no Diário Oficial do Estado de 11 de fevereiro.

Na portaria o comandante informou que existe um inquérito policial, de nº 122/2021, da 8ª Delegacia Regional de São Raimundo Nonato, que trata sobre o comércio ilegal de arma de fogo e por crime contra a economia popular, contra o policial militar Cleiton Landim.

O comandante então determinou a instauração de um Conselho de Disciplina que irá investigar no campo administrativo, os aspectos da honra pessoal, do pundonor militar e o decoro da classe em relação a conduta do policial após uma operação policial ter sido realizada no dia 28 de janeiro de 2021 contra a prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico na região de São Raimundo Nonato.

Segundo a portaria, durante essa operação “constatou, em tese, o envolvimento do acusado em prática reiterada e contínua, em condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, adquirir, vender e expor à venda, em proveito próprio, de atividade comercial, arma de fogo, acessório e munição, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, bem como cobrar juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, com a agravante de ser militar”.

O Conselho de Disciplina vai ficar responsável por ouvir depoimentos e elaborar um relatório com parecer se manifestando sobre a culpabilidade ou não do policial, assim com deve opinar se ele deve permanecer ou não na instituição militar.

O coronel Lindomar Castilho afirmou que a investigação é necessária, já que “constitui dever do comandante geral, zelar pela perfeita sintonia na corporação, notadamente quando são atingidos duramente a ética policial militar e os princípios basilares da Instituição hierarquia e disciplina”.

Também foi determinado o afastamento de Cleiton Landim das atividades de policiamento ostensivo, até a emissão do Relatório deste Conselho de Disciplina. O policial não foi localizado para comentar o caso.

Fonte: Redacao / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais