24.1 C
Jacobina do Piauí
27 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Com novos equipamentos, Hemopi moderniza serviços e descentraliza produção de plaquetas

Foto: Ascom Hemopi

Uma série de investimentos tem melhorado e modernizado os serviços do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), tanto em Teresina como nas unidades regionais no interior do estado. Exemplo disso são as novas câmaras frias e centrífugas, entregues no último mês de agosto.

“Estes equipamentos fazem parte de uma meta do Governo, que é modernizar todo o parque tecnológico das unidades vinculadas à Secretaria da Saúde do Piauí, visando aprimorar cada vez mais o atendimento de saúde prestado à população”, afirma o diretor do Hemopi, Rafael Alencar.

Os equipamentos são provenientes de proposta federal e totalizam um investimento de R$ 319.299,96. As 16 câmaras frias foram destinadas aos Hemocentros Regionais de Parnaíba, Picos e Floriano. As 15 centrífugas de bancada vão auxiliar no trabalho desenvolvido pela hemorrede do Piauí e foram destinadas para as Agências Transfusionais de Piripiri, Oeiras, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, além dos hemonúcleos de Picos, Parnaíba e Floriano.

O coordenador do Ciclo do Sangue, Oberdan Torres, destacou que os novos equipamentos serão utilizados na cadeia produtiva do Plasma para o congelamento, estocagem e armazenamento do hemocomponente nos Hemocentros Regionais.

“Em breve, deve ser iniciado o ciclo de auditorias nas unidades de Parnaíba, Picos e Floriano para a qualificação dos hemonúcleos como fornecedores de plasma excedente, assim como já acontece no Hemocentro Coordenador em Teresina”, pontuou.

Além destes equipamentos, o Hemopi recebeu ainda três veículos que foram direcionados às unidades regionais para dar suporte às atividades administrativas, ações de captação de doadores e transporte de pacientes.

Somam-se aos veículos 27 caixas térmicas encaminhadas para a hemorrede estadual. O valor total do investimento foi de R$ 269.152,20. O diretor do Hemopi, Rafael Alencar, destaca que a modernização do parque tecnológico do Hemopi tem o objetivo de agilizar os procedimentos realizados em toda a hemorrede.

“Até chegar na veia do paciente, o sangue passa por um processo criterioso, que exige excelência em todas as etapas do ciclo. O nosso esforço é contínuo, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço que prestamos. Com a chegada dos veículos e dos equipamentos de conservação conseguimos reduzir custos de manutenção e agilizar a prestação de serviços aos pacientes, assim como a produção dos componentes do sangue que são utilizados pelas unidades hospitalares em todo o Estado do Piauí”.

Descentralização

Em relação à descentralização da produção de plaquetas, o diretor explica que isso reduziu o tempo de espera dos pacientes por esse hemocomponente, que até então só era produzido no Hemocentro Coordenador de Teresina.

“Concluímos a implantação do serviço em todas as unidades regionais, que agora tem o mesmo parque tecnológico do Hemocentro Coordenador. A descentralização facilitou a logística de distribuição, reduziu o tempo de resposta às unidades de saúde abastecidas pelo Hemopi, levou mais agilidade, segurança e qualidade ao atendimento dos pacientes”, conclui o diretor.

Para a coordenadora do Hemocentro Regional de Picos, Ana Paula Batista, a descentralização dos serviços do Hemopi é uma estratégia fundamental para melhorar a eficiência, a acessibilidade e a qualidade do atendimento à população. “Permitiu um atendimento mais rápido, reduzindo o tempo de espera dos pacientes, aumentando as chances de recuperação e otimizando os recursos logísticos. A descentralização fortalece a rede de saúde local, garantindo autonomia das unidades regionais, mantendo uma integração eficiente com o Centro Coordenador em Teresina”, finalizou Ana Paula.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais