34.4 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
EducaçãoGeralNordeste em FocoPiauí

Com jogos e prêmios, app da Sefaz conquista alunos e leva cidadania fiscal às salas de aula

Foto: Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) lançou oficialmente, na última quinta-feira (5), o primeiro aplicativo de Educação Fiscal do Brasil, tornando-se pioneira nessa iniciativa. O objetivo é aproximar os jovens de temas ligados à cidadania fiscal, ajudando-os a entender a importância dos tributos para o funcionamento e aprimoramento dos serviços públicos.

Desenvolvido especialmente para alunos da rede pública estadual, o aplicativo chega aos 224 municípios do Piauí e aborda temas como tributos, funcionamento do Governo Estadual, legislação e até a Reforma Tributária. Todo o conteúdo é apresentado de forma interativa e educativa, por meio de jogos, quizzes, sistema de pontuação, avatares personalizáveis e premiações. A proposta é tornar o aprendizado mais atrativo, estimulando a curiosidade dos estudantes e promovendo competições saudáveis.

Antes do lançamento oficial, o aplicativo foi testado por cerca de 40 alunos de 10 escolas, distribuídas em quatro Gerências Regionais de Educação (GREs) de Teresina. Durante essa fase, estudantes, professores, coordenadores e gestores foram ouvidos para contribuir com melhorias na plataforma.

A coordenadora Sandra Regina Rocha, do Ceti Professor Raimundo Portela, localizado no bairro São Cristóvão, destacou a aceitação positiva na escola. “Todos adoraram o aplicativo. Ele é bem informativo e didático, com uma linguagem simples e eficiente. Os alunos conseguiram entender como funciona a questão dos tributos no nosso país e como eles são revertidos em serviços, obras e melhorias”, afirmou.

Foto: Ascom Sefaz
Foto: Ascom Sefaz

O estudante Rodrigo Vinícius Martins, de 16 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio da mesma escola, contou que aprendeu bastante. “Muitas coisas que eu não sabia ou não entendia, o aplicativo me explicou. Descobri mais sobre IPVA, IPTU e ICMS. Antes eu não achava isso tão importante, mas agora entendo para que servem e como impactam a nossa vida. E o aplicativo explica de forma bem intuitiva. Acho que, como a gente no futuro vai pagar esses impostos, é importante entender”, relatou.

Foto: Ascom Sefaz
Foto: Ascom Sefaz

Outra escola que participou da fase de testes foi o Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, no bairro Bela Vista. O diretor Antonio Gomes ressaltou que a ferramenta tem papel fundamental na formação cidadã dos alunos. “Desde cedo, o aluno entende a importância dos tributos e como eles se revertem em benefícios. Isso ajuda a formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. E desde cedo aprender isso é fantástico. A escola abraçou a ideia. Vimos a empolgação de todos, o esforço, passando horas resolvendo questões, querendo aprender, competindo. É um aplicativo sensacional”, destacou.

Foto: Ascom Sefaz
Foto: Ascom Sefaz

O Ceti Padre Joaquim Nonato também foi destaque na primeira etapa do uso do aplicativo, com o estudante Isaac Prado, do 1º ano do Ensino Médio, que alcançou a maior pontuação entre os participantes. Ele elogiou a iniciativa e contou que o aprendizado foi além dos tributos. “Aprendi muito sobre finanças, de onde vem o dinheiro público, como funciona a fiscalização dos recursos, o trabalho da Secretaria da Fazenda e também sobre a legislação. Sobre ter sido o primeiro colocado, é uma sensação muito boa. Foram dias e horas de muito esforço, resolvendo desafios e quizzes. Estou muito feliz e honrado com o resultado”, comemora.

Foto: Ascom Sefaz
Foto: Ascom Sefaz

O desenvolvimento do aplicativo ficou sob responsabilidade de uma empresa especializada em soluções móveis, com suporte técnico e manutenção realizados pela Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (Unitec) da Sefaz/PI. A iniciativa integra as ações do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE-PI), que reúne representantes da Sefaz/PI, da Controladoria-Geral do Estado (CGE), da Secretaria da Educação (Seduc) e da Receita Federal do Brasil.

O aplicativo Educação Fiscal Sefaz/PI já está disponível gratuitamente nas plataformas Apple Store (iOS) e Play Store (Android).

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais