25.4 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Com geração de empregos, intenção de consumo avança 2,8% no mês de julho

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou alta de 2,8% em julho, atingindo 99,3 pontos. O resultado aproxima-se da zona favorável (acima dos 100 pontos), o que aponta a recuperação econômica do setor após a pandemia de covid-19.

Segundo a CNC, o resultado positivo acontece em meio à maior confiança no setor de trabalho (123,8 pontos – maior indicador desde março de 2015). O cenário é reflexo da geração de vagas formais no país, sobretudo nos setores de serviços e construção civil, que contrataram mais pessoas de menor nível de escolaridade e renda.

Outro fator foi a queda da inflação corrente anual. Em junho de 2022, a inflação anual no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava alta de 11,9%, apertando os orçamentos domésticos. Em junho de 2023, houve deflação dos preços, mostrando que o índice está aproximadamente quatro vezes menor do que há um ano (3,2% a.a.).

“Temos a confiança de que a redução da inadimplência com o programa Desenrola, do governo federal, e a queda dos juros, esperada para o terceiro trimestre, facilitem o acesso ao crédito e estimulem ainda mais o consumo das famílias brasileiras nos próximos meses”, avalia José Roberto Tadros, presidente da CNC.

Fonte: SBT News

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais