32.2 C
Jacobina do Piauí
26 de junho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauíPicos

Cinco municípios do Piauí podem ganhar procuradorias municipais com aprovação da PEC

Cinco municípios do Piauí podem ganhar procuradorias municipais - Foto: Pexels

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na última quarta-feira (7), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2023, que pode beneficiar cinco municípios do Piauí ao obrigar a criação de procuradorias municipais. A proposta, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ainda será analisada pelo Plenário.

Se aprovada, a PEC exigirá que municípios com mais de 60 mil habitantes instituam procuradores municipais, responsáveis por prestar consultoria jurídica e representar as prefeituras em processos judiciais. Atualmente, a Constituição prevê a carreira de advogado público apenas para a União e estados, mas a PEC busca fortalecer a autonomia dos municípios, conforme destacou o relator, senador Weverton (PDT-MA).

No Piauí, as cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano podem ser beneficiadas pela nova medida. Enquanto a capital Teresina e Parnaíba já contam com procuradores municipais efetivos, o Portal O Dia entrou em contato com as prefeituras dos demais municípios para confirmar a presença de procuradores efetivos. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno das prefeituras.

A proposta define prazos para a implementação das procuradorias: em até 6 anos para municípios com mais de 100 mil habitantes, e em até 8 anos para aqueles com entre 60 mil e 100 mil habitantes. Cidades com menos de 60 mil habitantes poderão optar por contratar advogados particulares por meio de licitação.

O senador Marcos Rogério (PL-RO) elogiou a PEC, considerando-a uma “atualização necessária” para incluir procuradores municipais na Constituição. A regra também será aplicada a futuras cidades que atinjam o número mínimo de habitantes conforme o censo do IBGE.

Os municípios obrigados a criar procuradorias poderão terceirizar serviços apenas em casos excepcionais que necessitem de advogados especialistas, enquanto os menores continuarão a contratar advogados particulares.

Essa mudança visa equiparar os procuradores municipais aos procuradores estaduais e distritais, garantindo os mesmos direitos e deveres funcionais.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais