Na noite desta quinta-feira (02), os picoenses foram surpreendidos com uma chuva, razoavelmente forte, que em alguns pontos da cidade perdurou até a madrugada. Além da chuva, houve o registro de muitos relâmpagos e trovões.
A princípio, a meteorologia havia informado sobre chuvas apenas para os municípios do extremo sul do estado, o que fez com que os picoenses e moradores de municípios vizinhos, se surpreendessem.
Mesmo razoavelmente intensa, a chuva não teve proporção para preocupar os picoenses que moram nas encostas dos morros, que são os que mais sofrem com as chuvas.
Contudo, em municípios da região, foram registrados diversos estragos, como teto de posto de gasolina e de residência desabados e portão destruído em Francisco Santos; imagem da padroeira da cidade de Padre Marcos destruída pela ventania; além de Paulistana, onde a missa de Finados teve que ser cancelada por conta da chuva e ventania, que arrancou árvores, derrubou muros e postes, e levou o telhado de várias residências e estabelecimentos comerciais. A internet e rede elétrica segue instável no município.
Mas, diante de tantos estragos, há quem celebrou a chuva. Em Simões, na localidade de Pé da Serra dos Félix, o riacho da comunidade já tem água correndo já com essas primeiras chuvas que aconteceram no município, o que é uma alegria para os moradores da região.
De acordo com a climatologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sara Cardoso, essas chuvas marcam o fim do verão e início do inverno piauiense, e devem perdurar até o dia 07 de novembro. Ela alertou ainda a presença de muita ventania nesse período de transição entre as estações.