Na tarde desta segunda-feira (16), um caminhoneiro de 33 anos foi preso em flagrante no município de Valença do Piauí por dirigir sob efeito de substância entorpecente. A abordagem ocorreu no km 207 da BR-316.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a fiscalização ao veículo de carga, os agentes perceberam um forte odor de maconha vindo do interior da cabine. Além disso, o motorista apresentava sinais evidentes de alteração da capacidade psicomotora, como olhos vermelhos, pupilas dilatadas, fala arrastada e reflexos lentos. O condutor também demonstrou dificuldade de equilíbrio, chegando a tropeçar nos próprios pés.
Inicialmente, o motorista negou o uso de drogas. No entanto, durante a revista no interior da cabine, ele acabou confessando ter fumado maconha em Picos, ainda durante o horário de almoço. O homem também relatou ser usuário da substância desde a adolescência.
Na busca veicular, os agentes encontraram uma pequena porção de maconha (1g), um deschavador, um isqueiro, cinco bitucas de cigarro de maconha e um tubo com vestígios de substância análoga à cocaína. Diante dos fatos, o caminhoneiro foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Valença do Piauí. A PRF informou que o uso de algemas foi necessário para preservar a segurança do próprio detido, que apresentava visível estado de torpor.
Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada por uso de substância psicoativa é crime previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição do direito de dirigir.